09 de novembro, 2025

reitor-do-santuario-de-fatima-padre-carlos-cabecinhas-9-de-novembro-2025-festa-dedicacao-da-basilicade-de-sao-joao-latrao-9nov2025 (1).png

“A comunidade cristã e o coração humano são o verdadeiro Templo onde Deus habita”

Reitor do Santuário de Fátima convidou os peregrinos a tomar “consciência do que significa ser Igreja” no dia de celebração da festa da Dedicação da Arquibasílica de São João de Latrão.

Os peregrinos participantes na missa da manhã deste domingo 9 de novembro formaram Assembleia numerosa, preencheram por completo a Basílica da Santíssima Trindade, e foram convidados pelo Reitor do Santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas, a refletir e a tomar “consciência do que significa ser Igreja”.

O padre Carlos Cabecinhas referiu, logo a início, a celebração da festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão, em Roma, “a sede do Bispo de Roma, a sede do Papa”, e “mãe e cabeça de todas as Igrejas da Cidade de Roma e do mundo inteiro” como a “união de todas as Igrejas em comunhão com o Papa” pelo “mistério da Igreja de Cristo”. Destacou a importância de entender que “a comunidade cristã e o coração humano são o verdadeiro Templo onde Deus habita”.
 

santuario-de-fatima-dia-9-novembro-2025-basilica-da-santissima-trindade.png

Ao reconhecer esta dimensão, há uma dignidade que é acompanhada da responsabilidade inerente à participação da vida na Igreja, comunidade na qual “alegramo-nos com as alegrias, mas também sofremos com as infidelidades dos seus membros”, disse, para em seguida frisar a importância de cultivar a consciência de que “a Igreja não são os edifícios: somos nós!”, sempre chamados a ser “pedras vivas” do Templo de Deus.

O padre Carlos Cabecinhas apontou a mensagem de Fátima como “consciência de que somos Igreja, de que somos templos onde Deus habita, lugares da sua presença”, pois “com os Santos Pastorinhos, aprendemos a ser lugar de encontro com Deus, transparência da sua presença e do seu amor”. Referiu “a união ao Santo Padre” como “marca característica de Fátima”. E aconselhou os peregrinos “a pedir ao Senhor a tomada de consciência de que somos Igreja, lugares da presença de Deus e transparência do seu amor”.
 

Áudio da homilia do padre Carlos Cabecinhas

 

PDF

HORÁRIOS

10 nov 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.