20 de julho, 2025

missa200720251.jpg

A essência da hospitalidade: acolher, escutar e servir

Na homilia que proferiu, este domingo, no Recinto de Oração, o cardeal D. António Marto destacou a hospitalidade e o acolhimento como virtudes humanas e cristãs.

 

Na missa deste domingo, celebrada no Recinto de Oração, o cardeal D. António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, exortou os peregrinos a serem promotores da cultura do acolhimento, nas suas famílias, nas comunidades e nas sociedades.

Na homilia, o presidente da celebração recordou o Evangelho, referindo a intemporalidade da história hoje partilhada. “Comunica-nos uma mensagem sobre um tema fundamental, o tema da hospitalidade, do acolhimento, que nós podemos resumir em três verbos: acolher, escutar, servir”, salientou.

No Evangelho proclamado este domingo, Jesus é acolhido por duas irmãs: Marta e Maria. O cardeal afirmou que “nós podemos ver duas atitudes diferentes do acolhimento, mas ambas importantes e inseparáveis da vida cristã”. A atitude de Marta, que acolhe Jesus e se retira nos afazeres da casa, e a atitude de Maria, que fica junto de Jesus.

“Maria representa aqui a atitude primeira do verdadeiro discípulo de Jesus, escutar a palavra e guardá-la no coração”, sublinhou o presidente da celebração, acrescentando que, “em primeiro lugar, o hóspede é acolhido com a sua pessoa e os seus dons”.

“O escutar e o servir são duas dimensões do acolhimento”, referiu D. António Marto. “Escutar Jesus leva a servir melhor e servir bem conduz a escutar melhor”, completou.

A terminar, o bispo emérito de Leiria-Fátima convidou os peregrinos a rezarem, invocando os Santos Pastorinhos e a Mãe Maria, que “são um exemplo de escuta da palavra, da escuta dos sofrimentos, dos irmãos e do serviço aos mais frágeis, aos pobres, aos doentes e a todos os que sofrem”.

Além do Movimento da Mensagem de Fátima e da Família Blasiana, marcaram presença na celebração quatro grupos de Braga, o Grupo do Arciprestado de Arcos de Valdevez e ainda três grupos de Itália, dois de Espanha, um do Reino Unido e o grupo International Catholic Legislators Network, de diferentes países.

missa200720253.jpg

 

Áudio da homilia de D. António Marto

 

PDF

DESTAQUES

HORÁRIOS

21 set 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.