26 de janeiro, 2023

_J3A9435_edited.jpg

A Jornada Mundial da Juventude “marcará a vida do Santuário ao longo deste novo ano pastoral, com a presença do Papa em Fátima, algo que muito nos alegra”.

Pe. Carlos Cabecinhas apresentou plano pastoral para 2023 no Coordinamento Nazionale Pellegrinaggi Italiani (CNPI), em Roma

 

O Pe. Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, falou do ano de 2022 que “ficou marcado pelo regresso dos grupos organizados de peregrinos a Fátima”, no encontro do Coordinamento Nazionale Pellegrinaggi Italiani (CNPI), em Roma.

A CNPI reúne os responsáveis das peregrinações italianas e todas as instituições que organizam peregrinações em Itália. Este organismo pastoral tem comissões específicas que analisam e propõem soluções para as peregrinações e para o turismo religioso, na perspetiva cristã de uma jornada da fé, agilizando as relações entre os santuários e os operadores turísticos, agências e hoteleiros.

O sacerdote chamou ainda a atenção para as grandes famílias religiosas e os Movimentos eclesiais, que em 2022 retomaram as suas peregrinações nacionais, mas também as peregrinações das várias dioceses de Portugal, a que acrescem naturalmente os grupos estrangeiros “que com alegria pudemos acolher”.

“Podemos dizer que, no segundo semestre de 2022, a afluência a Fátima regressou ao registo habitual, em termos de afluência de peregrinos, superando mesmo, em alguns momentos, as nossas expectativas”, reiterou o sacerdote, salientando ainda a recuperação dos retiros de doentes e outras iniciativas dirigidas a doentes e idosos.

“Todos sabemos que os doentes tiveram sempre um lugar especialíssimo em Fátima, já desde o tempo das aparições”, e por isso, “foi especialmente penoso termos de cancelar as atividades com doentes e idosos, por causa da situação pandémica”.

No final de 2020, o Santuário de Fátima deu início a um triénio pastoral com o tema “Como Maria, portadores da alegria e do amor”. Este triénio teve, desde o início, como horizonte a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, agosto de 2023.

Os objetivos globais definidos para este triénio “consubstanciam as grandes linhas orientadoras das opções pastorais do Santuário, e o horizonte comum a estes três anos é, por um lado, a tentativa de discernir os desafios à interpretação e proposta da mensagem de Fátima emergentes da situação cultural e económico-social gerada pela pandemia, e por outro lado, o desejo de sintonizar o Santuário com o processo de preparação das Jornadas Mundiais da Juventude”.

Se para a definição do tema dos dois anos anteriores, a opção passou pelos temas apresentados pelo Papa para a preparação da Jornada, para este último ano o tema escolhido foi o do próprio tema da Jornada Mundial da Juventude: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

“Este tema exorta-nos a imitar Maria na urgência de procurarmos Deus e no cuidado solícito pelos outros”, considera o reitor do Santuário de Fátima, afirmando ainda que tal como Maria “também nós somos desafiados a levantarmo-nos e a partir apressadamente para testemunhar a nossa fé”.

“Ao lermos o tema deste ano à luz da mensagem de Fátima, descobrimos o intrínseco dinamismo missionário sem fronteiras que a mensagem encerra e somos desafiados a assumir esse dinamismo na nossa própria vida”, reiterou o sacerdote.

Este ano “exorta também a redescobrir o lugar do Coração de Jesus e do Coração Imaculado de Maria na vida dos crentes e dos devotos de Nossa Senhora”.

“Na mensagem de Fátima, aparecem sempre intimamente unidos, pois o coração da Mãe aponta sempre para Jesus e conduz ao seu Coração misericordioso”, e quem, como os Santos Pastorinhos de Fátima, “faz a experiência do amor de Deus, por meio do Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, não pode deixar de o anunciar e testemunhar”.

O reitor do Santuário de Fátima anunciou que para a vivência deste ano pastoral, foram preparados alguns elementos de apoio como é o caso do cartaz e outros suportes gráficos que têm por objetivo recordar, ao longo do ano, o tema que guia a vida do Santuário; vai ser mantida a oferta de um itinerário orante como proposta aos peregrinos, embora esteja a ser preparado um itinerário orante para os jovens que venham a Fátima por ocasião da JMJ 2023; está ainda disponível um “Programa de Atividades”, apenas em formato digital, mas acessível a todos os interessados.

“Ao nível da formação e da reflexão, preparámos um ciclo de “encontros na Basílica” de Nossa Senhora do Rosário, um Curso de Verão para investigadores e oferecemos uma série de propostas variadas de formação e vivência espiritual, nomeadamente na Escola do Santuário”, acrescentou o reitor.

A nível cultural, está previsto um programa musical ao longo do ano.

No entanto, será a Jornada Mundial da Juventude que “marcará a vida do Santuário ao longo deste novo ano pastoral, com a presença do Papa em Fátima, algo que muito nos alegra”.

O Santuário está a preparar-se para “acolher os muitíssimos jovens que, assim acreditamos, nos visitarão por ocasião da Jornada Mundial da Juventude”.

Assim, integrado na dinâmica da Jornada Mundial da Juventude, “tem para oferecer, sobretudo no período que precede e no período que se segue à JMJ, um programa dirigido sobretudo aos jovens”.

“Queremos sublinhar o sentido da peregrinação e por isso criámos seis caminhos para chegar a Fátima a Pé, para os jovens que queiram fazer uma peregrinação a pé a Fátima, com distâncias que variam entre um máximo de 15 Km e um mínimo de 5 km”, explicou o Pe. Carlos Cabecinhas, acrescentando ainda que estão a ser preparado workshops e diversas propostas de reflexão e oração, em formato de itinerário do peregrino, com esquemas de oração e vivência espiritual de Fátima, que se destinarão a todos os jovens que pretendem visitar Fátima durante o período que precede e que se seguirá à JMJ em Lisboa. 

Em Lisboa, no centro da Cidade, no contexto do Festival Jovem, a organização da JMJ solicitou ao Santuário de Fátima uma exposição para os jovens, em Lisboa, no contexto do Festival Jovem. “O objetivo é o de dar a conhecer Fátima e proporcionar, de algum modo, a experiência do Santuário. Respondendo a essa solicitação, estamos a preparar uma exposição interativa, que poderá ser visitada nos dias da Jornada, no centro da cidade de Lisboa”, acrescentou o reitor, lembrando que na próxima peregrinação de 12 e 13 de maio de 2023, “contaremos com a presença dos símbolos da JMJ que, estando na diocese de Leiria-Fátima, serão integrados nas celebrações da Cova da Iria”.

“Será um momento para chamar a atenção para este grande acontecimento eclesial mundial”, afirmou.

Esta a ser ainda preparado, em parceria com outras entidades, uma “Aldeia Jovem” para acolher os grupos e que funcionará, sobretudo, no período que antecede a Jornada, a partir de 27 de julho, e até 11 de agosto, para os grupos que só visitarem a Cova da Iria depois do encerramento da Jornada em Lisboa.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.