06 de junho, 2019

119A5969 (1).jpg

 

A peregrinação é sempre uma viagem por motivo religioso, afirma reitor do Santuário

Encontro acontece hoje e amanhã, na Sociedade de Geografia de Lisboa, e pretende abrir caminho a reflexões diversificadas sobre mobilidade com motivações de ordem religiosa

 

O Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, em conjunto com a Cátedra do Camiño de Santiago e das Peregrinacións, da Universidade de Santiago de Compostela, e o Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, da Universidade Aberta, promovem, hoje e amanhã, na sede da Sociedade de Geografia de Lisboa, o Seminário “Caminho de Peregrinações” que pretende abrir caminho a reflexões diversificadas sobre mobilidade com motivações de ordem religiosa.

Na sessão de abertura, o reitor do Santuário, Pe. Carlos Cabecinhas, afirmou que a peregrinação é uma experiência religiosa universal e todas as grandes religiões conhecem a prática da peregrinação.

“É a motivação que distingue a peregrinação de qualquer outro tipo de viagem” afirmou lembrando que “O caminho a que o peregrino se lança é símbolo da existência humana e do seu carácter transitório”.

O programa de reflexão proposto terá no centro de análise as temáticas: da peregrinação, nas suas vivências sociais e etnológicas; da mobilidade, na sua diversidade de itinerários e de expressões; do turismo religioso; e da possibilidade de fixar e reproduzir a dinâmica do fenómeno religioso.

“Tomando alguns aspetos, cujo interesse e pertinência irão abrir caminho a reflexões diversificadas, a complementaridade que encerram melhor poderá fazer compreender o tema no seu todo. Para além da fé e dos rituais que se têm instituído, existe uma envolvência social diversificada, que faz cair fronteiras físicas e se estende por uma larga plataforma internacional”, lê-se na apresentação do seminário.

Na sessão de abertura, além do reitor usaram da palavra o presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa, Luís Aires Barros e Maria Beatriz Rocha Trindade, da Comissão Coordenadora do Seminário.

Este encontro, que reúne diferentes perspetivas à volta da temática da peregrinação enquanto mobilidade com motivações de ordem religiosa, vai ao encontro da intenção do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima (DE) em estender a reflexão académica sobre Fátima a outros lugares e áreas do saber.

“Neste ano, é objetivo do DE proporcionar, para além dos encontros científicos que têm lugar em Fátima, fóruns de reflexão académica noutros lugares do país, nomeadamente em instituições que tenham, para além de prestígio cultural, centralidade geográfica e sejam lidas como lugares de reunião de diferentes saberes académicos, como é o caso da Sociedade de Geografia de Lisboa”, refere Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, que, na tarde do primeiro dia, irá apresentar o tema “Virgem de Fátima: da Difusão do Culto à Composição de uma Geografia Psicológica”, onde abordará a “vertiginosa difusão do culto à Virgem de Fátima, na década de 20 de Novecentos”.

A participação no seminário é gratuita, mediante inscrição.

Mais informações disponíveis AQUI.

PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.