18 de abril, 2019

3J3A8740.jpg

A Última Ceia convoca-nos para dois mandatos: a celebração da Eucaristia e a disponibilidade para o serviço ao outro, afirma reitor do Santuário

Milhares de peregrinos convergem estes dias para a Cova da Iria e participam no programa do Tríduo Pascal

 

O reitor do Santuário de Fátima  presidiu hoje à Missa vespertina de Quinta-feira Santa, com o rito de “lava-pés” na Basílica da Santíssima Trindade, na qual participaram milhares de peregrinos de várias nacionalidades.

O Pe. Carlos Cabecinhas lavou, simbolicamente, os pés a 12 colaboradores dos vários departamentos e serviços do Santuário.

Na breve homilia, que precedeu o rito do Lava-pés, “gesto radical e desconcertante” no qual Jesus “resume todo o seu mistério”, em atitude “de profunda humildade”, o Reitor frisou que esta celebração que inicia o Tríduo Pascal convoca-nos para dois mandatos: a celebração da Eucaristia e a disponibilidade para o serviço aos outros.

“Este primeiro momento do Tríduo Pascal, em que damos graças ao Senhor pelo dom da Eucaristia e do sacerdócio, é como que o pórtico de entrada, que nos apresenta sacramentalmente a entrega e morte de Cristo, mas também a Sua vitória, pois o Cristo presente na Eucaristia é sempre Cristo ressuscitado e vencedor da morte”, afirmou o Pe. Carlos cabecinhas.

“O `sacramento do altar´, a Eucaristia, é sacramento da comunhão com Cristo. Ora, tal comunhão não é possível, esquecendo ou ignorando os outros, os irmãos” acrescentou ainda o sacerdote.

“Na Eucaristia, Jesus Cristo assume a condição de servo, através da mais humilde forma de presença: a presença no pão e no vinho consagrados. Do mesmo modo, Jesus assume a condição de servo no gesto escandaloso do lava-pés. Em Jesus Cristo, Deus depõe as vestes da Sua glória divina e reveste-se de vestes de servo, para nos revelar o seu amor sem limites”, concluiu desafiando os presentes a imitar Jesus para que não se corra o risco de viver um dos males maiores do Cristianismo que é “o cisma entre o sacramento do altar e o sacramento do irmão”.

Com esta celebração, o Santuário de Fátima, tal como toda a Igreja Católica, inicia o Tríduo Pascal cujo programa prossegue até sábado às 22h00 com a celebração da Vigília Pascal.

As principais celebrações podem ser seguidas em direto em www.fatima.pt, com interpretação em Língua Gestual Portuguesa.

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.