11 de janeiro, 2026

celebracao-do-batismo-do-senhor-santuario-de-fatima-11-janeiro-2026.jpg

“Celebrar o Batismo de Jesus é convite a recordarmos a nossa condição de batizados”

Na celebração do Batismo do Senhor, o reitor do Santuário de Fátima contemplou o Batismo de Jesus como vida nova que o Senhor oferece.

 

Na missa dominical de 11 de janeiro, dia de celebração do Batismo do Senhor, o padre Carlos Cabecinhas propôs aos batizados a observação da sua condição de batizados, perante o Batismo de Jesus. A celebração iniciou com a aspersão de água benta sobre os peregrinos presentes na Basílica da Santíssima Trindade.

inicio-celebracao-do-batismo-do-senhor-santuario-de-fatima-11-janeiro-2026.jpg
Na homilia, o padre Carlos Cabecinhas contemplou o Batismo de Jesus no Rio Jordão como a revelação do Senhor, que se deu a conhecer, no início da sua vida pública. O Batismo apresenta Jesus como o Filho amado de Deus, aquele que está cheio do Espírito Santo e que, não tendo pecado, o assume, para nos libertar dele, e oferece “vida nova”, disse.

“Ao fazer-se batizar, Jesus, que não tinha pecados nem precisava de conversão, manifesta e quer manifestar a proximidade, solidariedade para connosco”, afirmou o padre Carlos Cabecinhas.

O Batismo de Jesus comunica com cada crente, enquanto anúncio do batismo que todos nós recebemos, clarificou. Nesse sentido, desafiou à tomada de consciência dos crentes, para que vivam em coerência com o seu batismo.

celebracao-do-batismo-do-senhor-santuario-de-fatima-11-de-janeiro-de-2026.jpg
“Celebrar o batismo de Jesus é convite a recordarmos a nossa condição de batizados”, a “tomarmos consciência da vida nova que recebemos e à qual devemos procurar ser fiéis”.

O reitor do Santuário de Fátima recordou os Santos Francisco e Jacinta Marto, que “souberam viver a condição de batizados”. “Deles, podemos dizer o que Pedro dizia de Jesus na 2ª leitura”, “que passaram fazendo o bem, porque Deus estava com eles”. A santidade a que somos chamados começa, na nossa vida, pelo batismo, frisou.

missa-celebracao-do-batismo-do-senhor-santuario-de-fatima-11-janeiro-2026.jpg
Nas palavras finais aos peregrinos, aconselhou que, por via da oração, peçam “ao Senhor a graça de viver coerentemente com a condição de batizados, para que de cada um de nós se possa dizer o que se diz de Jesus: passou fazendo o bem, porque Deus estava com Ele”.


Homilia proferida na Festa do Batismo do Senhor
pelo padre Carlos Cabecinhas

 

PDF

HORÁRIOS

12 jan 2026

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.