11 de janeiro, 2026

celebracao-do-batismo-do-senhor-santuario-de-fatima-11-janeiro-2026.jpg

“Celebrar o Batismo de Jesus é convite a recordarmos a nossa condição de batizados”

Na celebração do Batismo do Senhor, o reitor do Santuário de Fátima contemplou o Batismo de Jesus como vida nova que o Senhor oferece.

 

Na missa dominical de 11 de janeiro, dia de celebração do Batismo do Senhor, o padre Carlos Cabecinhas propôs aos batizados a observação dessa sua condição, perante o Batismo de Jesus.
A celebração iniciou com o rito de aspersão de água benta sobre os peregrinos presentes na Basílica da Santíssima Trindade.

inicio-celebracao-do-batismo-do-senhor-santuario-de-fatima-11-janeiro-2026.jpg
Na homilia, o padre Carlos Cabecinhas contemplou o Batismo de Jesus no Rio Jordão como a revelação do Senhor, que se deu a conhecer, no início da sua vida pública. O Batismo apresenta Jesus como o Filho amado de Deus, aquele que está cheio do Espírito Santo e que, não tendo pecado, o assume, para nos libertar dele, e oferece “vida nova”, disse.

“Ao fazer-se batizar, Jesus, que não tinha pecados nem precisava de conversão, manifesta e quer manifestar a proximidade, solidariedade para connosco”, afirmou o padre Carlos Cabecinhas.

O Batismo de Jesus comunica com cada crente, enquanto anúncio do batismo que todos nós recebemos, clarificou. Nesse sentido, desafiou à tomada de consciência dos crentes, para que vivam em coerência com o seu batismo.

celebracao-do-batismo-do-senhor-santuario-de-fatima-11-de-janeiro-de-2026.jpg
“Celebrar o Batismo de Jesus é convite a recordarmos a nossa condição de batizados”, a “tomarmos consciência da vida nova que recebemos e à qual devemos procurar ser fiéis”.

O reitor do Santuário de Fátima recordou os Santos Francisco e Jacinta Marto, que “souberam viver a condição de batizados”. “Deles, podemos dizer o que Pedro dizia de Jesus na 2ª leitura”, “que passaram fazendo o bem, porque Deus estava com eles”. A santidade a que somos chamados começa, na nossa vida, pelo batismo, frisou.

missa-celebracao-do-batismo-do-senhor-santuario-de-fatima-11-janeiro-2026.jpg
Nas palavras finais aos peregrinos, aconselhou que, por via da oração, peçam “ao Senhor a graça de viver coerentemente com a condição de batizados, para que de cada um de nós se possa dizer o que se diz de Jesus: passou fazendo o bem, porque Deus estava com Ele”.


Áudio da homilia do padre Carlos Cabecinhas

 

PDF

DESTAQUES

HORÁRIOS

01 fev 2026

Missa, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.