search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye refresh

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

Começou hoje a 3ª edição dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima

10 de julho, 2018

119A2653.jpg

 

Começou hoje a 3ª edição dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima

Iniciativa tem como tema “Fátima: síntese das leituras de um acontecimento centenário” e conta com 52 formandos

 

A 3ª edição dos Cursos de Verão do Santuário de Fátima, com o tema “Fátima: síntese das leituras de um acontecimento centenário”, teve início esta manhã no Centro Pastoral Paulo VI.

Cinquenta e dois investigadores e profissionais, de 12 áreas do saber científico, participam nesta proposta formativa dinamizada pelo Departamento de Estudos do Santuário e que decorre até ao próximo dia 12 de julho.

O Vice-Reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Vitor Coutinho, deu as boas-vindas aos participantes, explicando que “quando uma iniciativa se repete pela terceira vez, consideramos uma tradição, tradição essa que queremos alimentar”.

“Não é uma tradição com muitos anos, mas é uma proposta que faz todo o sentido para a rotina deste Santuário”, sublinhou.

O Pe. Vitor Coutinho considera que “não haverá outro santuário no mundo que invista tantos recursos no estudo e reflexão”, como o Santuário de Fátima.

“A este Santuário está associada uma mensagem ímpar” e por essa razão “este lugar não pode demitir-se de dar a conhecer os acontecimentos fundantes”. Assim, para o Vice-Reitor, faz todo o sentido apresentar propostas de estudo para fomentar a investigação, de modo a que “Fátima possa ser objeto de estudo”.

O coordenador desta iniciativa, Marco Daniel Duarte, avalia este tempo formativo como  uma “oportunidade de mostrar a panorâmica geral de Fátima como acontecimento centenário, de modo a incentivar pessoas de vários quadrantes a refletir”.

Os formandos são oriundos das áreas da História, História da Arte, Jornalismo, Ciências Religiosas, Economia, Arquivística, Conservação e Restauro, Turismo, Geologia, Engenharia Civil, Sociologia, Linguística, Arqueologia e Antropologia.

Esta variedade de áreas do saber presentes, “sublinha o desafio e riqueza inerentes a esta formação”, que pode resultar numa importante “troca de experiências e partilha de saberes”.

A coordenação dos Cursos de Verão é de Marco Daniel Duarte, diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, que integra a equipa formativa, a par de investigadores, técnicos e especialistas em diversas áreas: religião, história, filosofia, comunicação, artes e restauro.

Para esta edição de 2018, os objetivos passam: pela interpretação dos conteúdos da Mensagem de Fátima, através da análise em abordagens multidisciplinares de aspetos específicos do fenómeno; pelo exame das fontes do acontecimento e pela apresentação dos elementos da sua história são alguns dos objetivos da edição de 2018 dos Cursos de Verão.

Além de uma oportunidade de formação, a 3.ª edição dos Cursos de Verão oferece aos participantes a possibilidade de visita aos seguintes espaços museológicos: a Casa-Museu de Aljustrel; a Casa de Francisco e Jacinta Marto; a Casa de Lúcia de Jesus; o lugar das aparições do Anjo e lugar da aparição mariana de agosto; a Casa das Candeias e o Núcleo Museológico da Fundação Francisco e Jacinta Marto; o Espaço Padre Formigão: Casa do Apóstolo de Fátima e o Núcleo Museológico das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima.

Os Cursos de Verão do Santuário de Fátima pretendem, deste modo, aproximar a comunidade científica dos temas de Fátima. Esta é a terceira edição de uma proposta que se tem realizado anualmente. Na primeira edição, foram abordadas questões transversais e introdutórias a Fátima. No ano passado, cumpriu-se uma abordagem monográfica, a partir do qual se puderam aprofundar temáticas específicas como a relação entre os papas e Fátima e as biografias dos protagonistas do acontecimento centenário.