01 de agosto, 2018

3J3A7469.jpg

 

Confessores devem ser  ministros do Sagrado Coração de Jesus

Encontro Anual de Confessores no Santuário de Fátima debateu o papel do confessor ao serviço da misericórdia de Deus

 

Realizou-se hoje na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo, em Fátima, o Encontro anual de Confessores do Santuário de Fátima.

Os "ministros da misericórdia", como lhes chama o Papa Francisco, refletiram em conjunto sobre "O Sagrado Coração de Jesus à luz do desígnio salvífico de Deus", tema da apresentação feita pelo capelão do Santuário de Fátima Pe. Carlos Silva.

O capelão, que é da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração Jesus, começou por fazer uma breve abordagem histórica à importância da devoção ao Sagrado Coração de Jesus e dividiu a sua intervenção em três pontos: o sentido simbólico, o sentido teológico e o sentido espiritual do Sagrado Coração de Jesus.

Depois da exposição em que propôs uma reflexão na qual aflorou temas como o coração como indicativo da totalidade da pessoa; o coração de Jesus como símbolo do mistério trinitário de Deus; a essência do Deus Amor e a epifania do Amor de Deus na História; a configuração do sacerdote a Cristo no Mistério Pascal e a força do amor de Deus como dom do Espírito,  houve uma breve troca de impressões entre os presentes.

O Santuário de Fátima é um dos locais do país mais procurados para a celebração do Sacramento da Reconciliação quer pelo número de peregrinos que regista anualmente quer pelo facto deste ser um lugar que apela à conversão e isso despertar no peregrino o desejo de se reconciliar com Deus.

Por isso, durante a reflexão, foram feitos vários apelos no sentido do confessor ser cada vez mais um ministro do Sagrado Coração de Jesus, levando os penitentes a experimentar o amor misericordioso de Deus, simbolizado e concretizado na figura do Sagrado Coração de Jesus.

O sacramento da Reconciliação é celebrado diariamente, no Santuário de Fátima, nas Capelas da Reconciliação, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, entre as 7h30 e as 19h30.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.