18 de setembro, 2015

 
O cardeal D. Giovanni Battista Re, Prefeito Emérito da Congregação para os Bispos e Presidente Emérito da Pontifícia Comissão para a América Latina, preside à peregrinação internacional aniversária de outubro no Santuário de Fátima.
Esta manhã, a partir de Roma, em declarações à Sala de Imprensa do Santuário de Fátima, D. Giovanni Re mostrou-se “muito feliz” com a possibilidade de vir a Fátima presidir a esta peregrinação, a convite do Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.
“Regresso a esse santuário com grande alegria, será um momento muito importante na minha vida”, referiu o cardeal italiano, sublinhando que esta será a sua quarta peregrinação à Cova da Iria.
D. Giovanni Re, de 81 anos de idade, esteve em Fátima em dois momentos da sua vida “por devoção pessoal a Nossa Senhora de Fátima” e em outros dois momentos “importantes na história de Fátima e da Igreja”: por ocasião das duas últimas peregrinações do Papa João Paulo II a Fátima, em 1991 e no ano 2000.
“Estarei em Fátima como peregrino entre os peregrinos”, afirmou, referindo as duas intenções principais que trará consigo: “Honrar e venerar Nossa Senhora, e pedir-lhe ajuda e proteção, para mim e para a Igreja e também para as famílias, já que estaremos unidos a todos os participantes no Sínodo sobre a Família [Vaticano, de 4 a 25 de outubro de 2015]”.
D. Giovanni Re anunciou também que confiará “a Nossa Senhora de Fátima os bons resultados espirituais do Ano do Misericórdia [com início a 8 de dezembro de 2015], solenidade da Imaculada Conceição, que devem ser aquilo de que os acontecimentos de Fátima nos falam: necessidade de conversão, de oração e de misericórdia”, até porque “ainda que os acontecimentos de Fátima se situem numa época passada, valem para hoje e apontam para o futuro”.

Não tendo tido ainda a possibilidade de informar o Santo Padre Francisco de que viria a Fátima, o cardeal afirmou que “queria dizer-lho”.
A peregrinação internacional aniversária de outubro, nos dias 12 e 13, terá como tema “Vigiai e orai” (Mt 26, 41). Até à presente data, 76 grupos de peregrinos, vindos de 18 países, anunciaram-se junto dos serviços do Santuário de Fátima com a intenção de participar nas celebrações do dia 13. Cumprir-se-á o programa habitual.
PDF

HORÁRIOS

24 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.