search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye refresh

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

Fátima propõe retiro sob o tema "Lúcia de Jesus, o coração como missão"

15 de outubro, 2018

2018-09-24_Escola_Do_Santuario_2.jpg

 

Fátima propõe retiro sob o tema "Lúcia de Jesus, o coração como missão"

Retiro substitui a anunciada `Oficina Pastoral´ centrada na Infância Missionária e anunciada para os dias 20 e 21 de outubro

A Escola do Santuário de Fátima, desenvolvida pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, recém criado, vai realizar no próximo fim de semana de outubro- a 20 e 21- um retiro sob o tema "Lúcia de Jesus, o coração como missão" ao invés da anunciada Oficina Pastoral centrada na dimensão da infãncia missionária presente nas vidas dos Santos Francisco e Jacinta Marto.

"Esta proposta revestir-se-á de contornos diferentes dos das Oficinas Pastorais, com um caráter menos operativo e mais espiritual, e destinando-se já não apenas a agentes missionários, mas a todos os interessados em fazer essa experiência de aprofundamento da consciência e da vocação missionária de todos os batizados no horizonte da Mensagem de Fátima" refere uma carta enviada a todos os agentes da pastoral missionária a justificar a alteração da calendarização desta actividade inovadora do Santuário proposta para este novo ano pastoral- a Oficina Pastoral- pelo retiro que estava previsto para daqui a um ano.

O retiro será orientado pelo Pe. José Nuno Silva, diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, e decorrerá das 10h00 de sábado às 13h00 de domingo, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo. A inscrição é obrigatória e gratuita, devendo realizar-se até hoje, dia 15, neste endereço

Este retiro, centrado na devoção ao Imaculado Coração  por parte da Ir. Lúcia,  faz parte dos `Itinerários de Espiritualidade´que a Escola do Santuário pretende levar a cabo durante o ano pastoral.

Serão ainda promovidos outros  `Itinerários Espirituais´  como os quatro sobre o Rosário,  que ocuparão 4 fins de semana: “O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal: mistérios gozosos”, “O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal: mistérios luminosos”, “O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal: mistérios dolorosos” e “O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal: mistérios gloriosos”, em dezembro(15 e 16), em janeiro (19 e 20), em março (16 e 17) e maio (18 e 19), respetivamente. Haverá ainda uma semana, entre 27 de maio e 2 de junho, em que os quatro itinerários serão abordados.

A Escola do Santuário proporcionará ainda `Itinerários de Espiritualidade´ específicos, centrados numa determinada temática, a saber: “Fátima na luz da Páscoa” (de 18 a 21 de abril); “Encontro de espiritualidade para aposentados: aqui está o meu caminho” (8 a 10 de maio e 9 a 11 de outubro) e um itinerário destinado a pais que perderam filhos crianças: «Não se aflija, minha mãe, eu vou para o céu». Perder um filho criança (15 a 16 de junho).

O modelo de santidade dos Pastorinhos e o desejo de Céu

“Este ano as nossas propostas da Escola do Santuário estarão muito centradas nos Pastorinhos. Todos os terceiros fins de semana de cada mês, excepto agosto, haverá iniciativas. Destas propostas uma é um curso, no próximo mês de novembro (17 e 18) sobre a visão da eternidade na mensagem de Fátima intitulado: «E eu vou para o céu?» A visão da eternidade na Mensagem de Fátima”, sublinha ainda o Pe. José Nuno Silva que explicita a associação que vulgarmente se faz de Fátima à visão do Inferno.

“A mensagem de Fátima está muito associada à visão do inferno, que acontece na aparição de julho, e há todo um imaginário sobre Fátima à volta desta questão. Mas mais profundo na Mensagem é a vivência dos Pastorinhos”, esclarece.

“Se é certo que eles ficam muito marcados por esta  visão do inferno, que suscita neles um grande amor e grande preocupação pela oferta de si  mesmos para que ninguém vá para o inferno, a verdade é que o que estava  aqui patente era um grande desejo de Céu”, adianta ainda o sacerdote.

“Nós queremos aprofundar este desejo de Céu, que nos parece um tema que importa aos homens, nossos contemporâneos: o desejo de céu, a consciência de que somos destinatários de um convite e de um chamamento à eternidade. Importa descerrar o horizonte da vida do homem e pensar o além morte, abrindo  a consciência à ideia de salvação e de que estamos salvos”, frisa o Pe. José Nuno Silva.

As `Oficinas Pastorais´

A Escola do Santuário de Fátima realizará três Oficinas Pastorais, destinadas a agentes especificos de pastoral e centradas no modelo de santidade em que se transformaram as vidas de Francisco e Jacinta Marto.

“O que se vai propor é um itinerário, ao longo do fim de semana- manhã e tarde de sábado e manhã de domingo- promovendo uma abordagem progressiva em torno da vida dos pastorinhos", afirma o Pe. José Nuno Silva, diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima.

Além da leitura de excertos da vida dos pastorinhos, a partir de várias dimensões como a missionária, acatequética ou a peregrinação,  proposta pela equipa da Escola do Santuário de Fátima, haverá trabalhos de grupo onde se pretende aprofundar estas dimensões na vida dos Pastorinhos. No final, o trabalho dos grupos irá ser apresentado em plenário de maneira a que cada um dos grupos aprenda com o outro, cada uma das pessoas aprofunde o conhecimento sobre a vida dos pastorinhos e, no final de cada oficina, se obtenham  propostas pastorais , sustentadas na vida dos santos Pastorinhos e no modelo de santidade em que as suas vidas se transformaram, que possam ser utilizados fora do Santuário.

Até ao final do próximo ano pastoral serão desenvolvidas mais duas oficinas: em fevereiro  com catequistas e em julho, com dinamizadores e animadores de peregrinações.

Como participar

As `Oficinas Pastorais´ têm um carácter mais operativo e, por isso, pretendem reunir  agentes pastorais das diversas áreas para com eles trabalhar alguns aspectos da Mensagem de Fátima que importa propor às comunidades, fora do Santuário.

Através do seu contributo irão ser elaborados subsídios que esses agentes, depois de devidamente formados e tendo eles próprios feito a experiência da Mensagem, “poderão levar para fora de Fátima, para as suas comunidades, utilizando esses subsídios como propostas válidas para trabalhar a Mensagem de Fátima num contexto de Igreja em geral”.

A participação nestas oficinas, embora gratuita, é sujeita a inscrição prévia, no mês anterior à sua realização.

“Quer sejam oficinas pastorais quer sejam cursos  a dimensão da vivência espiritual destas atividades é uma grande preocupação. Em todas elas a vivência espiritual será forte: haverá momentos de oração e de celebração marcantes em todas, numa perspetiva mistagógica”, acrescenta ainda o responsável pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima.

O curso e os itinerários são abertos ao público em geral, mediante inscrição prévia em www.fatima.pt

 


CATEGORIAS DE NOTÍCIAS


HORÁRIOS

Missa

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

11h00
Terço

Rosário, na Capelinha das Aparições

12h00

LOJA ONLINE


Loja Santuário de Fátima