15 de outubro, 2018

3J3A0175.jpg

 

Fátima propõe retiro sob o tema "Lúcia de Jesus, o coração como missão"

Retiro centra-se na premissa de que o coração humano é o destinatário da evangelização e o verdadeiro lugar a evangelizar

 

A Escola do Santuário de Fátima, desenvolvida pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, começou hoje o retiro "Lúcia de Jesus, o coração como missão", envolvendo cerca de três dezenas de participantes que procuram aprofundar a consciência e a vocação missionária no horizonte da Mensagem de Fátima.

O retiro, que termina amanhã, é orientado pelo Pe. José Nuno Silva, diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima, e decorre na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo. 

Centra-se na premissa essencial de que o coração humano é o destinatário da evangelização e o verdadeiro lugar a evangelizar, pois é no coração que o Homem convive com Deus, aí O escuta e aí Lhe fala.  Durante este dois dias os participantes  refletirão sobre o  coração como núcleo mais íntimo da pessoa, a sua identidade, a consciência que cultiva de si mesma, o centro mais profundo que determina e dá forma às suas relações e ao modo se se situar, na vida, com os outros e enquanto integrante da Criação.

Este retiro, centrado na devoção ao Imaculado Coração  por parte da Ir. Lúcia,  faz parte dos `Itinerários de Espiritualidade´que a Escola do Santuário levará a cabo durante o ano pastoral.

Serão ainda promovidos outros  `Itinerários Espirituais´  como os quatro sobre o Rosário,  que ocuparão 4 fins de semana: “O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal: mistérios gozosos”, “O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal: mistérios luminosos”, “O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal: mistérios dolorosos” e “O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal: mistérios gloriosos”, em dezembro(15 e 16), em janeiro (19 e 20), em março (16 e 17) e maio (18 e 19), respetivamente. Haverá ainda uma semana, entre 27 de maio e 2 de junho, em que os quatro itinerários serão abordados.

A Escola do Santuário proporcionará ainda `Itinerários de Espiritualidade´ específicos, centrados numa determinada temática, a saber: “Fátima na luz da Páscoa” (de 18 a 21 de abril); “Encontro de espiritualidade para aposentados: aqui está o meu caminho” (8 a 10 de maio e 9 a 11 de outubro) e um itinerário destinado a pais que perderam filhos crianças: «Não se aflija, minha mãe, eu vou para o céu». Perder um filho criança (15 a 16 de junho).

O modelo de santidade dos Pastorinhos e o desejo de Céu

“Este ano as nossas propostas da Escola do Santuário estarão muito centradas nos Pastorinhos. Todos os terceiros fins de semana de cada mês, excepto agosto, haverá iniciativas. Destas propostas uma é um curso, no próximo mês de novembro (17 e 18) sobre a visão da eternidade na mensagem de Fátima intitulado: «E eu vou para o céu?» A visão da eternidade na Mensagem de Fátima”, sublinha ainda o Pe. José Nuno Silva que explicita a associação que vulgarmente se faz de Fátima à visão do Inferno.

“A mensagem de Fátima está muito associada à visão do inferno, que acontece na aparição de julho, e há todo um imaginário sobre Fátima à volta desta questão. Mas mais profundo na Mensagem é a vivência dos Pastorinhos”, esclarece.

“Se é certo que eles ficam muito marcados por esta  visão do inferno, que suscita neles um grande amor e grande preocupação pela oferta de si  mesmos para que ninguém vá para o inferno, a verdade é que o que estava  aqui patente era um grande desejo de Céu”, adianta ainda o sacerdote.

“Nós queremos aprofundar este desejo de Céu, que nos parece um tema que importa aos homens, nossos contemporâneos: o desejo de céu, a consciência de que somos destinatários de um convite e de um chamamento à eternidade. Importa descerrar o horizonte da vida do homem e pensar o além morte, abrindo  a consciência à ideia de salvação e de que estamos salvos”, frisa o Pe. José Nuno Silva.

As `Oficinas Pastorais´

A Escola do Santuário de Fátima realizará três Oficinas Pastorais, destinadas a agentes especificos de pastoral e centradas no modelo de santidade em que se transformaram as vidas de Francisco e Jacinta Marto.

“O que se vai propor é um itinerário, ao longo do fim de semana- manhã e tarde de sábado e manhã de domingo- promovendo uma abordagem progressiva em torno da vida dos pastorinhos", afirma o Pe. José Nuno Silva, diretor do Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima.

Além da leitura de excertos da vida dos pastorinhos, a partir de várias dimensões como a missionária, acatequética ou a peregrinação,  proposta pela equipa da Escola do Santuário de Fátima, haverá trabalhos de grupo onde se pretende aprofundar estas dimensões na vida dos Pastorinhos. No final, o trabalho dos grupos irá ser apresentado em plenário de maneira a que cada um dos grupos aprenda com o outro, cada uma das pessoas aprofunde o conhecimento sobre a vida dos pastorinhos e, no final de cada oficina, se obtenham  propostas pastorais , sustentadas na vida dos santos Pastorinhos e no modelo de santidade em que as suas vidas se transformaram, que possam ser utilizados fora do Santuário.

Até ao final do próximo ano pastoral serão desenvolvidas mais duas oficinas: em fevereiro  com catequistas e em julho, com dinamizadores e animadores de peregrinações.

 

PDF

HORÁRIOS

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.