30 de maio, 2014


 
TODOS OS INTERESSADOS EM RECEBER REGULARMENTE A PUBLICAÇÃO "FÁTIMA XXI" EM SUAS CASAS PODERÃO SOLICITAR O ENVIO ATRAVÉS DO CONTACTO: [email protected] 
 
PARA ENVIO PONTUAL DE UM OU MAIS EXEMPLARES DEVEM DIRIGIR-SE À LIVRARIA DO SANTUÁRIO DE FÁTIMA: [email protected] 
 
O PREÇO DE CADA EXEMPLAR É DE 9,00€, ACRESCENTANDO-SE OS PORTES DE ENVIO, NO CASO DO ENVIO POR CORREIO.  
 

 
A 30 de maio, na sessão de abertura do simpósio teológico-pastoral que decorreu até 1 de junho no Santuário de Fátima, no qual  foi apresentado o mais recente projeto cultural da instituição: a revista “Fátima XXI -  Revista Cultural do Santuário de Fátima”, já dada a conhecer aos jornalistas na conferência de imprensa realizada a 12 de maio. 
 
O número 1, com 145 páginas, foi publicado em maio e está disponível para venda na Livraria do Santuário de Fátima, por 9 euros por exemplar ([email protected]). 
  
Pensada no contexto da celebração dos 100 anos das aparições de Fátima, a revista, em português, terá caráter semestral, estará disponível em maio e em outubro, e pretende ser, nas palavras do padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, “uma revista de índole cultural, que procura, precisamente, fazer-se eco desta dimensão cultural de Fátima”, juntando-se assim aos projetos informativos periódicos da instituição: o jornal mensal, em português, “Voz da Fátima”, e o boletim trimestral internacional “Fátima Luz e Paz”, em sete idiomas.
 
Este projeto deseja também “ser espaço de reflexão, abordando temas relacionados com a história, a mensagem e a cultura de Fátima, através de leituras que se pretendem pluridisciplinares, envolvendo perspetivas diferentes mas complementares”.
 
“O Centenário dá-nos a oportunidade de experimentar caminhos novos, que enriquecem a reflexão sobre Fátima e a propõem numa linguagem renovada, quer na forma de fazer as leituras quer na forma de as expor, como acontece na presente publicação”, explica o reitor, diretor da publicação. 
 
No momento de apresentação, Marco Daniel Duarte, diretor-adjunto da publicação, deu a conhecer as principais rúbricas da publicação e alguns dos temas do número 1.
 
“Este número inaugural colhe importantes testemunhos de figuras conhecidas do panorama cultural nacional e eclesial; e assim podemos ouvir Gianfranco Ravasi dizer que «Fátima é um lugar materno da civilização europeia»; e assim podemos ouvir o cardeal Tarcisio Bertone dizer que Fátima é «apelo à comunidade e à humanidade»; e assim ouvimos Adriano Moreira dizer que Fátima é «um dos lugares do mundo de mais forte inspiração»”, referiu.
 
Para este responsável, as páginas de Fátima XXI “entrecruzam olhares e saberes, colhendo marcantes ideias dos protagonistas de Fátima, mas, sobretudo, fomentando renovadas aproximações a este tema inesgotável, lido de forma poliédrica”.
 
“A primeira edição de Fátima XXI teria de escolher como tema do seu Caderno Temático um dos assuntos maiores deste lugar e por isso dedica o seu primeiro caderno temático ao Segredo de Fátima”, referiu Marco Daniel Duarte, sublinhando que neste tópico “diferentes investigadores produziram olhares diversos que se foram buscar à História, à Teologia, à Literatura, à Linguística, à Diplomática, às Artes plásticas... Quis-se uma abordagem rigorosa, não tanto académica, mas sobretudo cultural”.
  
Nas páginas do número 1, entram ainda vários ‘flahes’ do Centenário das Aparições e recorda-se através da fotografia e do texto o acontecimento mais especial do último ano: a visita da Imagem da Capelinha a Roma. Todos os números terão uma rubrica intitulada “Fragmentos de História”, que no número 1 mostra um documento muito especial: o manuscrito do celebrado “Ave de Fátima”, escrito em 1929 por Afonso Lopes Vieira.
 
L.S.
 
Arquivo

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.