13 de outubro, 2022

2021-10-12_voz_Da_Fatima.jpg

Jornal oficial do Santuário celebra hoje 100 anos de existência

Primeira edição da Voz da Fátima saiu a 13 de outubro de 1922, com o objetivo de publicar notícias e informações relativas aos acontecimentos de Fátima.

 

O centenário Voz da Fátima celebra hoje 100 anos de existência. Durante o último ano, o Santuário de Fátima assinalou o centenário do seu órgão oficial em inúmeras iniciativas, que destacaram a relevância e deram a conhecer a história do órgão oficial do Santuário de Fátima.

“Não é possível fazer a história de Fátima – Mensagem, protagonistas e vida do santuário – sem passar pelas páginas da Voz da Fátima. Aí encontramos os relatos das grandes peregrinações, o testemunho dos grandes momentos de Fátima, a preparação e o acompanhamento das visitas dos Papas e de outras figuras relevantes da Igreja”, lembrou o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, nas Jornadas de Comunicação que se realizaram na Cova da iria, em abril deste ano, com o tema do centenário da publicação como pano de fundo, reunindo especialistas da academia e responsáveis da imprensa de inspiração cristã na reflexão sobre o papel do jornalismo católico na construção do Portugal moderno.

O programa comemorativo do centenário da Voz da Fátima iniciou há um ano, com a edição de outubro de 2021 a ser publicada com mais quatro páginas, dedicadas aos 100 anos da publicação, e uma sobrecapa que reproduziu a primeira edição, A partir de então e durante o último ano, um selo comemorativo do centenário acompanhou todas as edições comemorativas.

Em novembro do ano passado, foi inaugurada uma exposição Mural nos painéis das alamedas do Recinto de Oração, que mostrou as primeiras páginas do primeiro ano de edição da publicação, assim como as páginas mais emblemáticas e os assuntos mais relevantes que atravessam os cem anos deste mensário, que é espelho do crescimento do próprio Santuário de Fátima.

Já em fevereiro de 2022, uma parceria com o único museu das notícias em Portugal levava inaugurava uma exposição dedicada aos 100 anos do jornal “Voz da Fátima” no News Museum, em Sintra, onde os visitantes puderam, num formato audiovisual, percorrer, pelo olhar do mensário, as preocupações de Portugal e do mundo em cada época, desde os primórdios da publicação, à 2.ª Guerra Mundial, à Guerra Fria ou à Revolução de Abril em Portugal.

Em junho, a edição teve a particularidade de ser de ser escrita, editada e publicada por crianças de todo o país.

Neste encerramento do centenário, será dada à estampa uma publicação científica sobre o jornal, com o contributo de investigadores de diferentes universidades portuguesas, que terá a coordenação do Diretor do Departamento de Estudos do Santuário, serviço que contribuirá também com alguns textos produzidos pelos seus investigadores.

A decisão de criar um boletim mensal para publicar todas as notícias e informações relativas aos acontecimentos de Fátima e, em concreto, das aparições foi assumida a 4 de maio de 1922, no âmbito de uma Comissão Canónica criada pelo então bispo de Leiria, D. José Alves Correia da Silva, para investigar os acontecimentos de 1917.

O primeiro número da Voz da Fátima sairia a 13 de outubro de 1922, com uma tiragem inicial de 6 mil exemplares, que chegou a aproximar-se dos 250 mil em 1954. Publicado a cada dia 13 ininterruptamente, atualmente, a tiragem do mensário situa-se nos 62 mil exemplares, estando também disponível na página online do Santuário.

Desde a sua fundação, o periódico teve vários editores e a redação foi assegurada por muitos colaboradores. Desde 1976, o jornal passou a ser dirigido pelo reitor do Santuário ed Fátima em funções. 

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.