11 de fevereiro, 2026

xi-concerto-evocativo-dos-tres-pastorinhos-de-fatima-cum-jubilo-ensemble-sao-tomas-aquino.png.png

O XI Concerto Evocativo dos Três Pastorinhos de Fátima propõe uma peregrinação musical

Viagem espiritual, o concerto evocativo proposto é uma peregrinação por pontes e caminhos entre a criação musical contemporânea e o canto da liturgia latina medieval.

O XI Concerto Evocativo dos Três Pastorinhos de Fátima, agendado para 22 de Janeiro, às 15h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, terá a participação do Ensemble São Tomás de Aquino e vai propor uma viagem a quatro lugares espirituais da memória cristã, os Pastorinhos e o acontecimento de Fátima, sob o título “Cum jubilo — uma peregrinação musical”.

Nas notas do programa, o teólogo Alfredo Teixeira refere as quatro partes que estruturam o concerto — invitatório, ofertório, ostensório, laudatório —, em volta de um eixo que é a Missa Pro pacem, de João Andrade Nunes, uma obra emblemática no percurso de 10 anos de vida do Ensemble São Tomás de Aquino.

A propósito do alinhamento, Alfredo Teixeira refere o invitatório como “lugar do convite a entrar, o lugar onde Deus se transcreve numa voz de chamamento”, o ofertório como “lugar da dádiva e da confiança”, o ostensório como “sítio da contemplação, lugar onde se vislumbra o invisível nas figuras do visível”, e o laudatório como “lugar jubiloso que conclui esta peregrinação musical”. Com estas interpretações os peregrinos poderão viver uma experiência musical que percorre a memória cristã, que evoca a própria experiência dos Pastorinhos, e que reflete Fátima.

Entre as obras a interpretar, além da Missa Pro pacem, de João Andrade Nunes, na parte do invitatório estão Mein Weg hat Gipfel und Wellentäler (O meu caminho tem altos e baixos) de Arvo Pärt; Justus ut palma florebit (O chão fértil onde o justo e a palma florescem), Graduale Romanum; e Locus iste (O lugar-tempo) de Rui Paulo Teixeira. Na parte do ofertório figuram Sub tuum præsidium que evoca a oração À vossa proteção recorremos, Santa Mãe de Deus” (antiga antífona mariana do papiro 470); a obra Summa, de Arvo Pärt, que remete para a história das formulações da fé cristã; e a obra Stetit angelus, de Rihards Dubra, que evoca o Anjo junto do Senhor. Na parte do ostensório interpretam-se as obras Adoro te devote, do Missal Romano; Oratio dominica de Alfredo Teixeira, a representar a oração “Pai Nosso”; e Pange lingua, de Bob Chilcott. No Laudatório, ouviremos obras de louvor a Deus, como Jubilate Deo universa (Aclamai a Deus) do Missal Romano; Benedicimus Deum cæli (Bendizemos o Deus do céu) de James MacMillan, Drei Hirtenkinder aus Fátima (Três Pastorinhos de Fátima), de Arvo Pärt, e Alleluia, jubilate, de James Whitbourn.

O Ensemble São Tomás de Aquino é grupo residente na igreja homónima em Lisboa, e foi criado há mais de 10 anos, em julho de 2015. É formado por jovens músicos profissionais e a sua composição é variável.

No XI Concerto Evocativo dos Três Pastorinhos de Fátima os peregrinos poderão encontrar, por via da música, o convite do chamamento a Deus, a dádiva e a confiança, a contemplação, e a alegria do júbilo cristão.

PDF

HORÁRIOS

13 fev 2026

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.