24 de junho, 2016

154A7967.jpg

 

Percurso Imersivo “A Luz do Anjo” conta história de Fátima com uma nova linguagem 

Experiência multimédia vai ter estreia esta noite em Aljustrel e Valinhos.

 

O Percurso Imersivo Multimédia “A Luz do Anjo”, da autoria do ateliê Ocubo, é um evento encomendado pelo Santuário de Fátima para a celebração do centenário das aparições do Anjo aos pastorinhos. Este projeto que integra o programa oficial do Centenário das Aparições de Fátima propõe-se dinamizar alguns dos lugares e itinerários que levam milhares de peregrinos a visitar o Santuário e toda a região envolvente.

Com estreia marcada para esta noite pelas 21h30, o percurso imersivo percorre os acontecimentos passados em Aljustrel e Valinhos com o objetivo de dar a conhecer a vida e a espiritualidade dos seus protagonistas, com uma abordagem intimista e sensorial. O espetador é levado a reviver esses momentos de modo introspetivo e orante conduzido a uma nova forma de experienciar este espaço à noite.

A beleza proporcionada pelo local onde vai decorrer o percurso imersivo multimédia “A Luz do Anjo” apela à contemplação e à interiorização, procurando interpretar e transpor para linguagem multimédia a mensagem de Fátima com o intuito de envolver os presentes cativar a atenção dos visitantes.

Celso Matos, produtor do ateliê Ocubo, revela que este itinerário com cerca de 1km, demorou 2 meses a preparar e envolveu cerca de 30 pessoas. «Produzir algo assim foi um grande desafio, porque é um espetáculo diferente uma vez que normalmente trabalhamos em edifícios maiores, com grandes fachadas», revelou Celso Matos à margem da antestreia ontem à noite.

O diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, afirma que «esta viagem no tempo ajuda-nos a mostrar como essa mensagem continua muito atual. O Santuário de Fátima procura valorizar o património imaterial e é nesse sentido que estas fachadas se vão transformar num grande ecrã que vai contar uma história relacionada com as vidas destes protagonistas de Fátima e depois também nos lugares das aparições com uma experiencia um pouco mais intimista que nos leva à contemplação».

«O Santuário de Fátima está muito satisfeito com aquilo que vai acontecer nesta experiência. É a pensar nas camadas mais jovens que  o Santuário de Fátima investe neste tipo de linguagem», afirma o diretor do Serviço de Estudos e Difusão do Santuário da Cova da Iria.

Nas fachadas das casas de Francisco e Jacinta há a projeção de um álbum animado sobre a vida e a espiritualidade dos beatos por meio de uma abordagem intimista e sensorial.

Na casa da Irmã Lúcia, a projeção é ao jeito de um retrato feito a partir  das suas próprias memórias , acompanhada de passagens dos manuscritos da vidente, associadas a imagens ilustrativas desses mesmos excertos de vida e experiencia espiritual. No poço do Arneiro, e na Loca do Anjo, há uma recriação das aparições do Anjo em 1916.

Nos Valinhos, precisamente no monumento a Nossa Senhora, será possível ver vídeo mapping em 360˚, através da contemplação dos vitrais da Basílica de Nossa Senhora do Rosário. A ligar todos estes pontos há uma iluminação cénica adaptada ao ambiente natural circundante.

O Percurso Imersivo a Luz do Anjo decorre esta noite, amanhã e domingo a partir das 21h30. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral.  

 

CF

PDF

HORÁRIOS

30 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.