16 de novembro, 2025

padre-ganhao1611200252.jpg

Peregrinos desafiados a servir Cristo através dos irmãos mais pobres

Neste Dia Mundial dos Pobres, o padre Joaquim Ganhão alertou para o risco de se naturalizar a pobreza e desafiou os peregrinos a concretizar obras de misericórdia.

 

Na missa a que presidiu, este domingo, 16 de novembro, na Basílica da Santíssima Trindade, o padre Joaquim Ganhão fez especial alusão ao 9.º Dia Mundial dos Pobres que hoje se assinala.

Inspirado na mensagem do Papa Francisco, o sacerdote sublinhou que “os pobres não são objetos da nossa pastoral, mas sujeitos criativos que nos estimulam a encontrar sempre novas formas de viver o Evangelho”. Alertou ainda para o risco de naturalizar a pobreza, num mundo onde cada vez mais pessoas perdem segurança económica e social, desde a habitação aos cuidados de saúde, passando pela liberdade religiosa e de expressão.

A partir do Evangelho hoje proclamado, o padre Joaquim Ganhão abordou o discurso de Jesus sobre o fim dos tempos, insistindo na importância do discernimento e no cuidado perante os falsos messias “que apenas desejam o poder para dominar os outros a seu próprio gosto”.

“Cada cristão é chamado a resistir às miragens destes impostores, pronunciando com decisão firme um não, recordando a palavra de Jesus: ‘Não os sigais!’. A este apelo opõe-se o grande convite de Cristo a cada um: ‘segue-me!’”, destacou.

O presidente da celebração explicou ainda que a perseguição constitui uma oportunidade de testemunho. “A perseguição torna-se, para os cristãos, ocasião de testemunho, na certeza de que o Espírito Santo, enviado pelo Senhor Jesus, os assistirá na hora da prova”, declarou.

Ao longo da homilia, a perseverança foi apresentada como a “virtude cristã por excelência”, essencial para enfrentar provações e resistir à tentação de desistir.

“A vida cristã não é questão de uma estação ou de um ambiente ou de um momento ou de um sentimento. A vida cristã requer perseverança até ao fim. O cristão é aquele que persevera no amor, continuando a realizar o bem diante de todos, ainda que isso lhe custe o sacrifício da própria vida”, sublinhou.

A concluir a homilia, o padre Joaquim Ganhão convidou os peregrinos a entregar a Maria, Mãe do Céu, a disponibilidade do seu coração para servir Cristo nos irmãos mais pobres, nomeadamente neste Dia Mundial dos Pobres.

 

Áudio da homilia do padre Joaquim Ganhão 

 

PDF

HORÁRIOS

16 nov 2025

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.