05 de novembro, 2017

3J3A7895.jpg

 

Reitor do Santuário de Fátima desafia peregrinos a serem coerentes, humildes e atentos aos irmãos

Grupos provenientes de Portugal, Alemanha, Espanha, Itália, França, Irlanda e Estados Unidos encheram por completo a Basílica da Santíssima Trindade que  acolherá a missa dominical das 11h00

 

O reitor do santuário de Fátima alertou hoje para as “tentações que nos seduzem” e o “risco que todos corremos” de nos dizermos cristãos e as nossas ações e atitudes demonstrarem o contrário denunciando “a nossa falta de coerência”.

Perante milhares de peregrinos, que enchiam por completo a Basílica da Santíssima Trindade  que, por causa da entrada em vigor do horário de Inverno no Santuário, passará a colher a missa dominical das 11h00, o Pe. Carlos Cabecinhas sublinhou que o Evangelho proclamado este domingo desafia os cristãos a três atitudes: “coerência, serviço e humildade”.

“É verdade que nos dizemos cristãos mas, porém, até que ponto as nossas atitudes e acções mostram que somos realmente cristãos ou, pelo contrário, nos desmentem mostrando a nossa falta de coerência”, interpelou o responsável lembrando que a palavra do Evangelho convoca “à coerência, ao espírito de serviço por amor ao próximo e à humildade”.

“Precisamos de acolher a palavra de Deus trazendo-a para a vida, dando coerência à fé que professamos e à vida que levamos”, disse o sacerdote.

O reitor do Santuário lembrou, por outro lado “um defeito” que acompanha todas as pessoas e que reside na motivação com que fazemos as coisas, que “não pode ser outra senão o amor a Jesus e ao próximo”.

“Não devemos fazer as coisas para sermos vistos” nem para “merecermos o louvor e o reconhecimento dos outros” pois o que está “verdadeiramente em causa” é “servir; resto é engano e equívoco”.

“Quantas vezes estragamos as nossas ações por causa de uma motivação errada”, precisou o sacerdote.

O Pe. Carlos Cabecinhas elencou ainda um terceiro desafio colocado a todos os cristãos pelo Evangelho deste domingo e que passa pela “humildade”, deixando de parte a ideia de querer ser sempre o primeiro, para receber privilégios e honras.

“A humildade conduz ao serviço” destacou o responsável que invocou os pastorinhos como exemplos vivos da coerência, da humildade e do serviço a Deus e ao próximo.

“Foram coerentes com a fé; foram fieis aos apelos do Anjo e de Nossa Senhora e, na sua vida, procuraram sempre esta coerência”, disse.

Por causa da entrada em vigor do horário de inverno no Santuário de Fátima , aos domingos, não se realizará a procissão do Santíssimo, no Recinto de Oração, sendo celebradas as vésperas às 17h30 na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. 

PDF

HORÁRIOS

30 mar 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.