20 de julho, 2022

2022-05-17vemparaomeio2.jpg

Santuário de Fátima volta a oferecer férias a crianças e jovens com deficiência e aos seus pais

Primeiro turno arranca hoje

Depois de não se ter realizado em 2020 e 2021, devido à pandemia, a iniciativa “Vem para o meio: Férias para Pais de Pessoas com Deficiência” volta a ser dinamizada pelo Santuário de Fátima, entre 20 de julho e 31 de agosto.

Para a edição deste ano estão inscritas 125 pessoas com deficiência, 55 cuidadores e 70 voluntários, de várias zonas do país ; 59 vêm pela primeira vez e 66 são repetentes.

A iniciativa oferece uma semana de férias a crianças e jovens com deficiência , que ficam ao cuidado de voluntários, proporcionando, deste modo, um momento de descanso e uma oportunidade de enriquecimento moral e espiritual aos seus cuidadores, uma vez que a proposta prevê a possibilidade de os pais das crianças e jovens acompanharem os filhos.

A semana de férias decorre no Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto, dos Silenciosos Operários da Cruz, situada na Estrada de Minde, a 3 km da Rotunda Sul, com o Santuário a assumir as despesas da alimentação e de alojamento de todos os participantes.

Em cada um dos cinco turnos disponíveis estão incluídas diversas atividades, entre as quais: uma visita guiada aos Valinhos, uma outra à Capelinha das Aparições e ao Santuário, e uma ida à Praia das Rocas, em Castanheira de Pêra.

A cada ano, estas semanas mobilizaram mais de 200 pessoas, entre as famílias e os voluntários, que dão um imprescindível contributo para a realização desta proposta e para os quais também decorrem inscrições.

“Mais do que uma proposta de voluntariado, a semana ‘Vem para o meio’ é uma experiência de entrega, doação e auto-implicação em favor do outro, na qual és convidado a despir-te da centralidade do “eu” para dar protagonismo ao “tu”, ao outro, descobrindo nele uma riqueza única”, lê-se no convite que é feito aos maiores de 16 anos que estiverem disponíveis para colaborar voluntariamente nesta iniciativa, em turnos semanais.

Nos primeiros dois anos da pandemia, os riscos de contágio da Covid-19 pelo contacto físico entre pessoas com uma saúde muito vulnerável levou o Santuário de Fátima, em articulação com os Silenciosos Operários da Cruz, a comunidade religiosa que operacionaliza no terreno este projeto, a entender que não haveria condições para garantir a segurança de todos os beneficiários desta iniciativa.

O próprio Centro Francisco e Jacinta Marto, dos Silenciosos Operários da Cruz, em Fátima, onde decorre a iniciativa, acolheu, num período muito crítico da pandemia, uma Estrutura de Apoio de Retaguarda, para tratamento de doentes com Covid-19.

Este é o 14º ano em que o Santuário de Fátima proporciona este momento a crianças e jovens com deficiência e aos seus pais. A última edição teve lugar em 2019.

O programa foi iniciado em 2006 com um grupo de cerca de 40 pessoas. No total estima-se que já 600 pessoas tenham participado nesta iniciativa que envolve o Santuário e os Silenciosos Operários da Cruz.
 

PDF

HORÁRIOS

19 mar 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 11h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.