14 de julho, 2020

2020-07-09_Projeto_SETE.jpg

Santuário de Fátima volta a proporcionar experiência de voluntariado na Cova da Iria a jovens 

Terceira edição do Projeto SETE contemplará apenas um turno, que decorre de 10 e 16 de agosto

 

O Santuário de Fátima, através do Projeto SETE, volta a proporcionar aos jovens uma experiência de imersão de voluntariado nos seus espaços. Este ano, por forma a garantir as condições de segurança sanitárias de derivadas da pandemia do Coronavírus, realiza-se apenas um turno, de 10 a 16 de agosto, para o qual decorrem já inscrições, abertas até ao limite de 16 jovens entre os 18 e os 25 anos.

O turno único acontece durante a Peregrinação Internacional Aniversária de Agosto e a Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria, oferecendo aos jovens participantes uma experiência significativa do Santuário de Fátima como lugar de peregrinação e lugar de acolhimento aos que rumarem nestes dias à Cova da Iria. O programa termina no domingo, 16 de agosto, com uma pequena celebração de envio, comemorando os dias de voluntariado como experiência a ser lembrada e continuada nos caminhos quotidianos de cada um.

Nas edições anteriores, esta iniciativa do Santuário de Fátima trouxe a Fátima dezenas de jovens, de norte a sul do país, que levaram consigo uma experiência única de voluntariado.

Durante os dias do projeto, os voluntários – que estarão devidamente identificados com um colete e um crachá do projeto SETE –, serão chamados a orientar, informar e acompanhar os peregrinos, dando especial apoio aos mais frágeis.

Partindo do acontecimento e da mensagem de Fátima, o programa proposto pelo Projeto SETE desafia cada jovem a entregar voluntariamente a própria vida ao serviço do outro, trilhando um caminho de descoberta de si mesmo e de encontro transfigurador com Deus.

O nome do projeto situa-nos no contexto da sétima aparição de Nossa Senhora a Lúcia, após o bispo de Leiria ter confiado a Lúcia a missão de deixar a Cova da Iria, com o abraço da Senhora que a confirmar a aceitação confiante dessa mesma missão: “Aqui estou pela sétima vez, vai, segue o caminho…”.

Na sua missão, o Santuário de Fátima conta anualmente com cerca de 350 voluntários, nas mais variadas tarefas, que vão desde o acolhimento aos peregrinos nos vários espaços, apoio à liturgia, informações, apoio à comunicação, arranjos dos espaços celebrativos, entre outros. Além dos voluntários nominais, diretamente implicados nos serviços, há ainda outros que integram movimentos, associações e serviços que, autonomamente, prestam um contributo essencial para a missão do Santuário de Fátima.

Reconhecendo esta essencial ajuda, o Santuário de Fátima tem vindo a assumir uma gestão uniforme de proximidade deste contributo, com um reforço da formação dedicada destinada aos voluntários.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.