12 de abril, 2019

2019-04-12_Fatima_jovens_2.jpg

Santuário desafia jovens ao voluntariado no acolhimento aos peregrinos e a pessoas portadoras de deficiência

Projeto SETE e semana “Vem para o meio” são as duas propostas de voluntariado jovem para este verão. Até lá, há um encontro de preparação, agendado já para este mês de abril.

 

Este ano, o Santuário de Fátima volta a desafiar os jovens à experiência do voluntariado através de duas propostas: o “Projeto SETE”, de acolhimento aos peregrinos e imersão na Mensagem de Fátima; e no âmbito da semana “Vem para o meio”, uma iniciativa que oferece férias a pessoas portadoras de deficiências e seus pais. Como momento de preparação para os interessados no voluntariado na Cova da Iria, está o Encontro da Páscoa, que decorre de 25 a 28 de abril.

O Projeto SETE, através do qual, no ano passado, mais de 80 jovens acolheram peregrinos, enquanto aprofundaram o seu conhecimento sobre a Mensagem de Fátima, repete-se este ano, nos mesmos moldes. Durante cinco turnos, semanais ou quinzenais, entre 29 de julho a 1 de setembro, os voluntários, com idades compreendidas entre os 16 e os 35 anos, vão poder participar em várias experiências de acolhimento, oração e partilha, nos diversos espaços do Santuário de Fátima.

Para o período que decorre entre 20 de julho e 30 de agosto, há também a possibilidade de voluntariado associada à semana “Vem para o meio”, onde, em turnos semanais, a mesma faixa etária é convidada a participar no acolhimento dos utentes desta iniciativa do Santuário, que proporciona um tempo de descanso a pessoas portadoras de deficiência e aos seus pais. Mais do que uma proposta de voluntariado, esta semana é apresentada como “uma experiência de entrega, doação e auto-implicação em favor do outro”, na qual os jovens são convidados a “despirem-se da centralidade do ‘eu’ para dar protagonismo ao ‘tu’, ao outro, descobrindo nele uma riqueza única”.

As inscrições já decorrem para ambas as propostas, e, para os jovens interessados, o Santuário oferece ainda um encontro de preparação, entre 25 e 28 de abril, onde a experiência de um possível voluntariado em Fátima vai ser devidamente preparada, com o conhecimento dos espaços e do espírito do lugar.

 

2019-04-12_Fatima_Encontraste.jpg

Quarta edição do Fátima (En)contraste a 26 de abril

Incluída no programa desta semana de preparação está ainda o Fátima (En)contraste, uma proposta de aprofundamento da Mensagem de Fátima que, na sua quarta edição, se vai centrar na luz a que São Francisco se refere para descrever a sua perceção de Deus, durante as Aparições. “Eu sentia que Deus estava em mim, mas não sabia como era” é o tema do encontro, agendado para 26 de abril, para a Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores, que contará com o contributo meditativo do padre Rui Santiago e das ilustrações de Miguel Cardoso.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.