search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye refresh

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

Santuário oferece férias a pais de crianças portadoras de deficiência pelo 12.º ano consecutivo

18 de maio, 2018

feriasbanner.jpg

Santuário oferece férias a pais de crianças portadoras de deficiência pelo 12.º ano consecutivo

Este ano a iniciativa vai ter cinco turnos, um mais que o ano passado, devido à elevada procura.

 

A exemplo dos últimos 11 anos, o Santuário vai voltar a oferecer, entre julho e agosto, uma semana de férias aos pais que têm filhos portadores de deficiência. As inscrições para a 12.ª edição desta iniciativa já estão abertas, com a novidade de estar disponível mais um turno que no ano passado.

Através deste programa, as crianças e jovens portadores de deficiência ficam, durante uma semana, ao cuidado de voluntários, proporcionando, deste modo, um momento de descanso e uma oportunidade de enriquecimento moral e espiritual aos seus cuidadores. A iniciativa prevê, no entanto, a possibilidade dos pais optarem por acompanhar os filhos em Fátima.

A semana de férias decorre no Centro de Espiritualidade Francisco e Jacinta Marto, dos Silenciosos Operários da Cruz, situada na Estrada de Minde, a 2,5 km da Rotunda Sul, com o Santuário a assumir as despesas da alimentação e de alojamento de todos os participantes.

Este ano, a oferta é mais alargada, com a oferta de cinco turnos, um mais que o ano passado. 

A criação de um quinto turno vai ao encontro da elevada procura, refere o padre José Nuno Silva, responsável pelo Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima (DPMF), que coordena o programa em articulação com o Movimento da Mensagem de Fátima e a colaboração da Congregação Silenciosos Operários da Cruz.

Em cada um dos turnos estão incluídas diversas atividades, entre as quais: uma visita guiada aos Valinhos, uma outra à Capelinha das Aparições e ao Santuário, e uma ida à Praia das Rocas, em Castanheira de Pera.

A acompanhar as crianças e jovens estarão voluntários - em número adequado ao grau de deficiência -, para os quais também estão a decorrer inscrições. Com o sentido de divulgar o recrutamento de voluntários, o Departamento de Pastoral da Mensagem de Fátima tem vindo a estabelecer contactos com o Instituto Politécnico de Leiria e alguns movimentos eclesiais, nomeadamente o Corpo Nacional de Escutas (CNE), revela o padre José Nuno Silva.

No ano passado, o programa acolheu cerca de 70 crianças e jovens deficientes. A exemplo de anos anteriores, as inscrições recebidas irão merecer uma análise criteriosa no sentido de priorizar as situações mais urgentes. Entre os critérios considerados, está o facto de a criança ou jovem portador de deficiência não estar institucionalizada, vivendo no seio da família, porque “é aos seus familiares e cuidadores que é importante dar descanso”, esclarece o diretor do DPMF. Na admissão, terão também prioridade aqueles que nunca usufruíram deste programa que vai ao encontro da Mensagem de Fátima.

“De há 11 anos a esta parte, o Santuário tem sido percursor na preocupação com esta fragilidade, que expressa uma espécie de infância perpétua… O que faz todo o sentido, num Santuário onde a infância assume uma importância central”, salienta o responsável da Pastoral da Mensagem de Fátima.

O período de inscrições para utentes e voluntários termina a 20 de junho. As inscrições podem ser feitas em [email protected] ou através do telefone 249 539679.


CATEGORIAS DE NOTÍCIAS


HORÁRIOS

Missa

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

07h30
Terço

Rosário, na Capelinha das Aparições

12h00

LOJA ONLINE


Loja Santuário de Fátima