28 de maio, 2019

visita50619.jpg

Segunda visita temática à exposição Capela-Múndi vai falar de "Imagens e histórias de devoção”, a partir da obra “Agnus Dei”, de Josefa d’Ayala

Visita acontece no próximo dia 5 de junho e estará a cargo do historiador da arte e museólogo Fernando António Baptista Pereira

 

Na segunda visita temática à exposição temporária comemorativa do centenário da construção da Capelinha das Aparições “Capela-Múndi”, que acontece no próximo dia 5 de junho, às 21h15, Fernando António Baptista Pereira vai falar sobre a obra “Agnus Dei”, de Josefa d’Ayala, patente na mostra.

"Imagens e histórias de devoção" é o tema que irá guiar a apresentação do historiador da arte e museólogo a propósito da pintura a óleo sobre tela, datada de cerca de 1680, presente no quinto núcleo da exposição temporária, a título de empréstimo pela Irmandade de Nossa Senhora das Dores e Santa Ana dos Congregados, da Arquidiocese de Braga.

Esta obra da reputada pintora do barroco português "apresenta o símbolo iconográfico do Cordeiro de Deus, elemento de culto na literatura mística portuguesa e espanhola da época. A dimensão pascal da obra é sobrelevada através da figuração de um cordeiro de patas atadas, pousado sobre um balcão, a breves momentos do sacrifício. A cena surge enquadrada por festiva grinalda composta por diversidade de flores, cingindo a cartela de desenho oval e expressivos enrolamentos", lê-se, numa nota do Museu do Santuário de Fátima.

A visita temática inicia, como habitualmente, com uma breve visita guiada através dos nove núcleos desta exposição, que resulta de uma aturada pesquisa histórica que procura ler a Capelinha das Aparições como um dos mais importantes ícones do Santuário de Fátima.

O historiador da arte e museólogo que apresenta esta segunda visita temática reúne uma diversificada obra publicada nos domínios da história da arte e da cultura portuguesas, da crítica de arte e da museologia. Fernando António Baptista Pereira é licenciado em história pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pós-graduado em museologia, pelo antigo Instituto Português do Património Cultural, e doutorado em ciências da arte (história da arte), pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, da qual preside, atualmente, ao conselho diretivo.

Esta será a segunda de cinco visitas temáticas à exposição temporária “Capela-Múndi” previstas para este ano pastoral. Na primeira, que aconteceu no início do mês de maio, o diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra estabeleceu uma relação entre obra literária setecentista “História Trágico-Marítima”, que inspirou a pintura homónima de Vieira da Silva, e a mensagem de Fátima.

A visita temática tem entrada livre.

PDF

HORÁRIOS

28 mar 2024

Missa da Ceia do Senhor, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 18h00
Missa
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.