08 de setembro, 2025

padre-joaquim-ganhao-missa-dominical-7-setembro-2025-2.jpg

“Somos chamados a ser discípulos de Jesus”

Pela Palavra de Deus, pelo Evangelho aplicado à vida, seguir Jesus, foi o ponto essencial da homilia do padre Joaquim Ganhão, na missa dominical de 7 de setembro no Santuário de Fátima.


O padre Joaquim Ganhão, na missa dominical celebrada a 7 de setembro no Recinto de Oração do Santuário de Fátima, disse aos peregrinos: “Jesus dá-nos a conhecer o caminho”. E o Evangelho, enquanto Palavra de Deus posta em prática é esse caminho.

Seguir Jesus, pela Palavra de Deus, pelo Evangelho aplicado, a todo o momento, ao plano concreto da vida, foi o ponto essencial da homilia.

“Aceitemos as exigências do nosso caminho de discípulos, chamados a segui-Lo no concreto da vida”, afirmou.


santuario-de-fatima-missa-dominical-7-setembro-2025.jpg
Na particularidade das vidas e histórias de cada um todos se dirigem em peregrinação ao Santuário de Fátima para um caminho de verdadeiro encontro com Jesus e com Maria, e de uns com os outros. Porém, é fundamental entender o essencial.

Para seguir tal caminho, frisou o padre Joaquim Ganhão que o Evangelho sublinha as renúncias, enunciadas pelo próprio Jesus. Caminho que pede a precedência do amor a Cristo, relativamente a qualquer outro vínculo: “É Cristo que devemos amar com todo o coração, com todo o entendimento e com todas as nossas forças”. No entanto, clarificou que não é “uma exigência totalitária: não se trata de amar apenas a Cristo, mas a Cristo mais do que todos os outros; amar como Ele nos ensina a amar, todos os outros sem excluir ninguém, no dom da vida entregue até ao fim”.

É necessário o abandono de “egoísmos” e da “autorreferencialidade”, “como se os outros não contassem e como se Deus não tivesse nada a ver connosco“. 

Interpelou os peregrinos: “Somos chamados a ser discípulos de Jesus”. “Precisamos de pedir ao Senhor a graça da fé e da perseverança no Seu seguimento e um grande amor por Ele em todas as circunstâncias”, para “sermos seus discípulos na família, na comunidade cristã, nos lugares de trabalho, nos compromissos sociais e políticos, na escola ou na faculdade e também nos nossos lugares de lazer”, insistiu. 

Na parte final da sua homilia, o padre Joaquim Ganhão perspetivou o Santuário de Fátima como “escola de discípulos”, como o foram os Santos Francisco e Jacinta Marto e a Serva de Deus Lúcia de Jesus, assinalou. Sobre a canonização dos dois novos Santos da Igreja, São Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati, disse: “unimo-nos à alegria do Santo Padre Leão e de toda a Igreja, ao proclamar Santos o beato Pier Giorgio Frassati e o beato Carlo Acutis”. E auspiciou: “Que os novos Santos intercedam por nós e por toda a Igreja para que sejamos discípulos santos, simples, resistentes e felizes”.
 

Áudio da homilia do padre Joaquim Ganhão

 

PDF

HORÁRIOS

28 set 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.