08 de setembro, 2025
![]() “Somos chamados a ser discípulos de Jesus”Pela Palavra de Deus, pelo Evangelho aplicado à vida, seguir Jesus, foi o ponto essencial da homilia do padre Joaquim Ganhão, na missa dominical de 7 de setembro no Santuário de Fátima.
“Aceitemos as exigências do nosso caminho de discípulos, chamados a segui-Lo no concreto da vida”, afirmou. Seguir Jesus, pela Palavra de Deus, pelo Evangelho aplicado, a todo o momento, ao plano concreto da vida, foi o ponto essencial da homilia.
Para seguir tal caminho, frisou o padre Joaquim Ganhão que o Evangelho sublinha as renúncias, enunciadas pelo próprio Jesus. Caminho que pede a precedência do amor a Cristo, relativamente a qualquer outro vínculo: “É Cristo que devemos amar com todo o coração, com todo o entendimento e com todas as nossas forças”. No entanto, clarificou que não é “uma exigência totalitária: não se trata de amar apenas a Cristo, mas a Cristo mais do que todos os outros; amar como Ele nos ensina a amar, todos os outros sem excluir ninguém, no dom da vida entregue até ao fim”. É necessário o abandono de “egoísmos” e da “autorreferencialidade”, “como se os outros não contassem e como se Deus não tivesse nada a ver connosco“. Interpelou os peregrinos: “Caros irmãos e irmãs, somos chamados a ser discípulos de Jesus! Este chamamento não é uma questão de um momento ou de uma fase da vida, mas uma realidade que nos acompanha sempre até ao último momento do nosso caminho neste mundo”. “Precisamos de pedir ao Senhor a graça da fé e da perseverança no Seu seguimento e um grande amor por Ele em todas as circunstâncias”, para “sermos seus discípulos na família, na comunidade cristã, nos lugares de trabalho, nos compromissos sociais e políticos, na escola ou na faculdade e também nos nossos lugares de lazer”. Áudio da homilia do padre Joaquim Ganhão
|