08 de setembro, 2025
![]() “Somos chamados a ser discípulos de Jesus”Pela Palavra de Deus, pelo Evangelho aplicado à vida, seguir Jesus, foi o ponto essencial da homilia do padre Joaquim Ganhão, na missa dominical de 7 de setembro no Santuário de Fátima.
Seguir Jesus, pela Palavra de Deus, pelo Evangelho aplicado, a todo o momento, ao plano concreto da vida, foi o ponto essencial da homilia. “Aceitemos as exigências do nosso caminho de discípulos, chamados a segui-Lo no concreto da vida”, afirmou.
Para seguir tal caminho, frisou o padre Joaquim Ganhão que o Evangelho sublinha as renúncias, enunciadas pelo próprio Jesus. Caminho que pede a precedência do amor a Cristo, relativamente a qualquer outro vínculo: “É Cristo que devemos amar com todo o coração, com todo o entendimento e com todas as nossas forças”. No entanto, clarificou que não é “uma exigência totalitária: não se trata de amar apenas a Cristo, mas a Cristo mais do que todos os outros; amar como Ele nos ensina a amar, todos os outros sem excluir ninguém, no dom da vida entregue até ao fim”. É necessário o abandono de “egoísmos” e da “autorreferencialidade”, “como se os outros não contassem e como se Deus não tivesse nada a ver connosco“. Interpelou os peregrinos: “Somos chamados a ser discípulos de Jesus”. “Precisamos de pedir ao Senhor a graça da fé e da perseverança no Seu seguimento e um grande amor por Ele em todas as circunstâncias”, para “sermos seus discípulos na família, na comunidade cristã, nos lugares de trabalho, nos compromissos sociais e políticos, na escola ou na faculdade e também nos nossos lugares de lazer”, insistiu. Áudio da homilia do padre Joaquim Ganhão
|