Viagem musical pelas tradições e emoções do Natal
Concerto do Natal do Santuário de Fátima tem entrada livre e é aberto à comunidade.
No dia 14 de dezembro, domingo, às 17h00, o anfiteatro do Centro Pastoral de Paulo VI, vai ser palco do Concerto do Natal do Santuário de Fátima, para o qual toda a comunidade está convidada.
Intitulado “Uma Natividade de Sons Iluminados” e com entrada livre, o espetáculo convida o público a celebrar a quadra natalícia através de uma viagem musical que atravessa séculos, estilos e tradições.
A partir da pergunta “Seria possível celebrar o Natal sem música?” foi desenhada uma proposta artística onde cada obra reflete valores associados à época: paz, fraternidade, esperança e luz.
Mais do que um espetáculo, “Uma Natividade de Sons Iluminados é um convite à reflexão e ao reencontro com a luz simbólica desta quadra, em que cada gesto, cada som, por mais simples que seja, tem a capacidade de tornar a vida mais bela e mais rica à nossa volta.
O programa reúne compositores como David Maslanka, Morten Lauridsen, Gordon Jacob, Kathryn Salfelder, entre outros, incluindo ainda arranjos de músicas tradicionais portuguesas.
Programa
David Maslanka
Iluminations
João Santos
Poema da Natividade (sobre canções tradicionais portuguesas)
Tradicional / arr. Margarida Louro
Um Grande Natal!
Morten Lauridsen / orq. H. Robert Reynolds
O Magnum Mysterium
Gordon Jacob
William Byrd Suite
I – The Earle of Oxford’s Marche
III – John Come Kiss Me Now
VI – The Bells
Kathryn Salfelder
Cathedrals
MC Huff / arr. & orq. Alberto Roque
Sister Act
O concerto será interpretado pela Orquestra de Sopros de Ourém, da Academia de Música Banda de Ourém (AMBO), instituição fundada em 1930 e hoje considerada a maior referência cultural do concelho. Com atividade nacional e internacional, a orquestra soma participações em importantes eventos e concursos, incluindo o World Music Contest Kerkrade 2022, onde alcançou um notável 6.º lugar e um prémio especial do júri.
Desde dezembro de 2022, a direção artística da Orquestra de Sopros de Ourém está a cargo do maestro Alberto Roque. Vencedor do 1.º Prémio do Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra, Alberto Roque possui uma vasta carreira na direção de orquestras e bandas sinfónicas, assim como na formação de jovens músicos. É também maestro titular dos Solistas SAMP e figura central em diversos projetos artísticos e pedagógicos a nível nacional.
O espetáculo contará igualmente com a participação do Coral Infantil e Juvenil de Ourém, uma das estruturas históricas da AMBO. Criado em 1974, é atualmente composto por cerca de 50 crianças e jovens. Com uma atividade regular em todo o país e presença em gravações discográficas, o coro tem como missão promover valores de inclusão, sensibilidade artística e cidadania. Desde 2022, é dirigido artisticamente por José António Santos, professor e maestro com um percurso marcado pelo trabalho educativo, pela valorização da música tradicional e pela dinamização coral no concelho de Ourém.
|