11 de setembro, 2010

Sob o título “Por Maria, mãe da unidade”, o Reitor do Santuário de Fátima reflecte no editorial do órgão informativo oficial da instituição sobre a viagem apostólica do Santo Padre Bento XVI ao Reino Unido (16 a 19 de Setembro de 2010).
Na edição de Setembro do jornal mensal “Voz da Fátima”, o Padre Virgílio Antunes recorda que o “diálogo doutrinal (entre as Igrejas Anglicana e Católica), sempre difícil, tem continuado e tem dado alguns frutos, expressos nas declarações conjuntas produzidas pelas comissões para esse efeito constituídas”. Reconhece no entanto que “outra parte da Igreja Anglicana tem caminhado no sentido das grandes fracturas, sobretudo em temas pastorais e morais”.
Neste sentido, a visita de Bento XVI ao Reino Unido afigura-se, considera o Reitor, como “importantíssima”, “pelo facto de ser uma nação maioritariamente anglicana, com uma enorme influência no mundo inteiro e ainda por ser um dos grandes focos do diálogo ecuménico em que está envolvida a Igreja Católica”.
“O Papa Bento XVI parece decidido a abrir as portas da Igreja a todos os que, em virtude das circunstâncias históricas, se encontram fora da plena comunhão católica, como já demonstrou em medidas tomadas em diferentes direcções. Ele sabe que o peso dos séculos, aliado ao das instituições fortemente estruturadas e às razões de ordem sentimental, acaba por ser maior do que o da teologia ou da doutrina, da reflexão e da razão. Sabe, por isso, que são importantes os sinais e gestos de aproximação, diálogo e disponibilidade, que, sendo propostas, manifestam o desejo do reencontro e da unidade”, escreve o Padre Virgílio Antunes, na edição datada de 13 de Setembro.
A propósito da devoção a Maria, o Reitor recorda que “tanto no mundo católico como no mundo anglicano é grande a devoção mariana; de um lado e de outro se assume e professa a palavra do Evangelho, segundo a qual todas as gerações a hão-se proclamar ditosa”. Destaca também “que há já algumas décadas se vêm a desenvolver alguns núcleos de devoção a Nossa Senhora de Fátima entre os membros da Igreja Anglicana”.
“Confiamos, por isso, que pelas mãos de Maria hão-de estreitar-se os laços da unidade”, conclui o Reitor.
VozdaFátimade13deSetembro2010.pdf
PDF

HORÁRIOS

02 mai 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.