23 de abril, 2018

SV.jpeg

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acolhe novo recital de Sílvio Vicente

Organista do Santuário interpretará Vivaldi, Buxtehude e Dupré

Realiza-se no próximo domingo, dia 29 de abril, o recital do organista Sílvio Vicente, integrado no Ciclo do Órgão, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O Organista do Santuário irá interpretar Concerto em Lá menor, BWV 593: i. Allegro , de A. Vivaldi (1678-1741), arranjo de J. S. Bach (1685-1750); Chaconne em Mi menor, BuxWV 160, de D. Buxtehude (1637-1707) e Cortège et Litanie, de M. Dupré (1886-1971)

Este recitais, de carácter informal, acontecem no último domingo de cada mês, pelas 15h30, e têm a duração aproximada de 25 minutos.

A iniciativa foi pensada para surpreender o peregrino com a música dos organistas do Santuário interpretada no grande órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, permitindo ouvir e conhecer todas as sonoridades deste instrumento, exploradas pelos músicos que aqui trabalham diariamente.

Sílvio Vicente é organista do Santuário de Fátima desde 2009, e  frequenta o último ano da Licenciatura em Música, performance em órgão, na vertente técnica, interpretação e improvisação, sob a orientação de António Mota, no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, onde estuda também Composição, com Isabel Soveral, e Direção coral e de orquestra, com António Vassalo Lourenço.

Iniciou o seu percurso musical aos 8 anos, sendo admitido, em 2001, na Escola de Música do Santuário de Fátima, na classe de órgão, de Nicolas Roger. No ano de 2010, participou num estágio intensivo sobre técnicas de construção e manutenção de órgãos, em Barcelona, na oficina Gerhard Grenzing. Tem participado em diversas Master-Classes de aperfeiçoamento orientadas por diversos organistas internacionais como Montserrat Torrent, Juan de la Rubia, Franz Josef Stoiber e Johann Vexo. Paralelamente à sua atividade profissional, em 2012 criou o ensemble vocal Auri Voces, formação dedicada à interpretação de música contemporânea (séculos XX e XXI). Além do conjunto de obras instrumentais que assinou, para este ensemble compôs várias obras, algumas de temática sacra, a cappella.

O Órgão da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi inaugurado no dia 20 de março de 2016, depois de uma grande reestruturação que apostou numa renovação sonora e estética.

O próximo recital terá lugar a 24 de junho.

 

 

 

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, em espanhol, na Capelinha das Aparições

  • 19h15
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.