21 de outubro, 2016

3J3A6107.JPG

 

«Nós não vamos assistir a um espetáculo. Vocês são o espetáculo», afirmou o reitor o Santuário de Fátima

O Pe. Carlos Cabecinhas saudou os 15 mil jovens presentes na sessão cultural “Pela Arte até Maria".

 

O Santuário de Fátima recebeu esta tarde a sessão cultural “Pela Arte até Maria" desenvolvida no âmbito da celebração do Centenário das Aparições. No Centro Pastoral de Paulo VI foram apresentados os quatro trabalhos que foram selecionados de um conjunto de vários que foram apresentados e que se desenvolveram ao longo do ano letivo 2015-2016.

O reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas saudou todos os presentes no Centro Pastoral de Paulo VI, e na Basílica da Santíssima Trindade, onde o espetáculo estava a ser projetado, e afirmou que «é uma alegria ter-vos aqui. Desafio-vos a mostrar a arte e como é que essa arte nos leva até Maria. Agradeço a vossa presença e esforço na preparação desta tarde. Nós não vamos assistir a um espetáculo. Vocês são o espetáculo».

«Penso que deveis sentir-vos privilegiados por dar início à Semana Nacional da Educação Cristã. Esta terceira peregrinação que coincide que o Centenário das Aparições de Fátima e pretende dar o envolvimento do centenário o que foi uma ideia muito feliz», salientou Acácio Lopes, diretor do Secretariado Nacional de Educação Cristã.

O Pe. Querubim Silva, presidente da associação Portuguesa de Escolas Católicas, deixou algumas palavras aos 15 mil jovens presentes «A primeira palavra é de agradecimento. Se não houvesse alunos, pais e professores, isto não seria possível. Segunda palavra é reflexão. Peregrinar é caminhar porque quando se sai de casa para algum sítio é preciso saber onde se vai e trazer de lá alguma coisa. Nós decidimos vir à escola de Maria, aprendemos a ser luz e sal para a vida. Que a arte nos ajude a ser aprendizes da escola de Maria».

Cada escola católica foi convidada a apresentar um limite de três trabalhos em uma ou mais expressões artísticas ligadas às artes performativas, da música à dança e do teatro à literatura. A moldura temática proposta foi a do sétimo ciclo do Itinerário temático para o Centenário das Aparições, que tem como acontecimento de referência a aparição de outubro de 1917.

«Isto foram trabalhos que de facto superaram as expectativas não só pela quantidade, uma vez que houve uma adesão massiva, mas houve também uma grande qualidade dos trabalhos. E de facto alguns deles envolveram não só os alunos, mas sim toda a comunidade escolar», explicou Manuel Lourenço, do Serviço Executivo do Centenário das Aparições.

Sendo a celebração do Centenário das Aparições de Fátima, antes de mais, um projeto pastoral, que privilegia a vertente espiritual e de reflexão da fé, a Comissão Organizadora entendeu que as escolas católicas pudessem ser locais naturais e privilegiados onde é possível cumprir vários objetivos relacionados com a celebração do Centenário, nomeadamente fomentar a reflexão sobre a Mensagem de Fátima e as suas implicações para vida cristã e, simultaneamente, apresentar sugestões para viver a espiritualidade de Fátima.

Cada escola foi convidada a integrar estes objetivos e a planear as suas atividades pedagógicas e pastorais tendo em conta a vivência cristã no contexto do fenómeno e da mensagem de Fátima.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.