26 de setembro, 2017

D0229288.jpg

 

O Santuário de Fátima acolhe encontro do Réseau Marial Européen

Rede Mariana Europeia conta com presença de reitores dos 21 santuários membros

 

O Santuário de Fátima vai acolher de 26 a 29 de setembro um encontro do Réseau Marial Européen, que integra 21 santuários.

O Réseau Marial Européen (Rede Mariana Europeia) foi fundado pelos bispos e reitores responsáveis pelos santuários de Loreto, Czestochowa, Lourdes, Altotting e Fátima.

O crescimento do fenómeno das peregrinações, no início do chamado Terceiro Milénio em todas as religiões, a relativização das fronteiras e o sentido da necessidade de trabalho em conjunto por uma europa espiritual, levaram a que fosse criado o Réseau Marial Européen.  Por outro lado, o papel providencial de Maria na nova evangelização, o diálogo ecuménico e as questões inter-religiosas, e a própria existência de estruturas de colaboração entre santuários, foram outros dos aspetos que levaram à constituição do Réseau.

Com uma raíz teológica e pastoral próxima, procura-se que os vários santuários se entreajudem na reflexão e na tomada de iniciativas que lhes permitam cumprir a missão que Deus lhes atribuiu.

Em 2003, Lourdes acolheu o primeiro destes encontros abrindo uma comunicação real entre os santuários.

Por ser um ano jubilar em Fátima e para assinalar também a celebração dos 100 anos das Aparições de Nossa Senhora na Cova da Iria, os trabalhos da reunião anual do Réseau Marial Européen vão decorrer este ano no Santuário de Fátima. Iniciam-se no dia 26 de setembro, pelas 18h30, com uma sessão de boas-vindas seguida da oração de vésperas.

O segundo dia tem início com a oração de laudes. O reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas, fará uma comunicação sobre a espiritualidade da Mensagem de Fátima às 10h00. Uma hora e meia depois o diretor do Serviço de Peregrinos do Santuário de Fátima, Pedro Valinho Gomes, terá à sua responsabilidade a conferência “«De onde é vossemecê?». Uma palavra de Fátima para o mundo de hoje”. No período da tarde está agendada uma visita à aldeia de Aljustrel e Valinhos, onde os pastorinhos nasceram e viveram.   

Ao fim da tarde, a Ir. Ângela Coelho, Ex. Postuladora da Causa de Canonização dos Santos Francisco e Jacinta marto, falará precisamente da santidade dos pastorinhos.

A tarde encerra com a eucaristia. Pela noite os participantes são convidados a participar na recitação do rosário e procissão das velas, no Recinto de Oração.

No dia 28 de setembro, o responsável pelo Serviço de Estudos e Difusão do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, fará a conferência “Quando o Santuário se faz lugar do Encontro – uma peregrinação a partir da ritualidade de Fátima”.

A manhã finda com as intervenções dos representantes dos Santuários presentes. À tarde os participantes são convidados a visitar a exposição “As cores do Sol: a luz de Fátima no mundo contemporâneo”, e a visitar os lugares da Batalha, Alcobaça, Nazaré.

Os 21 santuários que integram a rede são: Altötting (Alemanha); Banneux (Bélgica); Brezje (Eslovênia); Csíksomlyó (Roménia); Czestochowa (Polônia); Einsiedeln (Suíça); Fatima (Portugal); Gibraltar; Knock (República da Irlanda); Levoca (Eslováquia); Loreto (Itália); Lourdes (França); Máriapócs (Hungria); Mariazell (Áustria); Marija Bistrica (Croácia); Malta; Vilnius (Lituânia); Walsingham (Inglaterra); Zaragoza (Espanha); Zarvanyzia (Ucrânia); Mátraverebély (Hungria). 

PDF

HORÁRIOS

28 abr 2024

Missa, na Basílica da Santíssima Trindade

  • 15h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 16h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.