search clock-o download play play-circle-o volume-up image map-marker plus twitter facebook rss envelope linkedin close exclamation-triangle home bars angle-left angle-right share-alt clock-o arrow-up arrow-down2 folder folder-folder-plus folder-open calendar-o angle-down eye

PÁGINA OFICIAL

Santuário de Fátima

Transmissão Online

Papa Francisco associa-se ao encerramento das celebrações do Centenário das Aparições

11 de outubro, 2017

D0217577.jpg

 

Papa Francisco associa-se ao encerramento das celebrações do Centenário das Aparições

O Sumo Pontífice, esta manhã no Vaticano, deixou ainda um forte apelo à paz

 

Em maio o Papa Francisco, enquanto “Peregrino na Esperança e na Paz”, rumou à Cova da Iria para se associar às celebrações do Centenário das Aparições de Fátima. Esta manhã, o Sumo Pontífice recordou na audiência geral, no Vaticano, evocou as celebrações conclusivas do Centenário das Aparições e apelou à oração pela paz.

“Na próxima sexta-feira, 13 de outubro, encerra-se o centenário das últimas aparições marianas em Fátima. Com o olhar voltado para a Mãe do Senhor e Rainha das Missões, convido todos, especialmente neste mês de outubro, a rezar o Santo Rosário pelas intenções da paz no mundo”, disse, na Praça de São Pedro.

Na presença de milhares de pessoas, Francisco deixou votos de que a oração possa “demover as almas mais rebeldes”, para que possam banir “dos seus corações, palavras e gestos a violência, e a construir comunidades não-violentas, que cuidem da casa comum”.

“Nada é impossível, se nos dirigimos a Deus na oração. Todos podem ser artesãos de paz”, acrescentou, referindo a mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2017.

Já no passado dia 4 de outubro o Papa Francisco recordou o Centenário das Aparições de Fátima, lembrando de forma especial o pedido de recitação do Rosário feito por Nossa Senhora na Cova da Iria há cem anos.

“Quero recordar que há 100 anos em Fátima, em cada uma das seis aparições, Nossa Senhora pedia: ‘queria que rezassem o terço todos os dias’. Respondendo ao seu pedido, rezemos juntos pela Igreja, pela Sé de Pedro e pelas intenções de todo o mundo”, afirmou.

O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, presidirá à última grande Peregrinação Internacional Aniversária do Centenário, que se realiza nos dias 12 e 13 de outubro, sob o tema “Maria Estrela da Evangelização”.

Além do programa celebrativo habitual, o santuário de Fátima preparou um programa cultural adicional para acolher os peregrinos, numa altura particularmente festiva, já que esta peregrinação integra a Sessão de Encerramento das Celebrações do Centenário.