25 de outubro, 2016

IMG_9905.jpg


Passo-a-Rezar conta com sete orações sobre Fátima

Iniciativa está associada à celebração do Centenário das Aparições
 

Sete orações em formato áudio desenvolvidas pelo Apostolado da Oração, em parceria com o Santuário de Fátima, estão integradas a partir de hoje nos conteúdos do Passo-a-Rezar.

Trata-se de uma proposta de oração sobre Fátima, inserida também no Centenário das Aparições, construída a partir das Memórias da Irmã Lúcia e de alguns textos bíblicos, pela postuladora da Causa da Canonização dos Beatos Francisco e Jacinta, ir. Ângela Coelho.

«O Passo-a-Rezar é uma proposta inovadora do Apostolado da Oração, já com seis anos, que recorre às novas tecnologias para nos ajudar a rezar. O Santuário de Fátima, reconhecendo o enorme potencial deste tipo de proposta de oração, lançou o desafio aos responsáveis do Apostolado da Oração e da equipa do Passo-a-Rezar, para a criação de uma proposta de oração a partir da Mensagem de Fátima. Da colaboração entre ambas as instituições, nasceu a presente proposta de “rezar com a mensagem de Fátima”: Sete ficheiros para conhecer e rezar temas fundamentais da mensagem de Fátima: adoração, eucaristia, rosário, coração, Igreja, misericórdia, santidade», explicou o reitor do Santuário de Fátima, o Pe. Carlos Cabecinhas esta manhã.

Os textos, centrados na espiritualidade dos Pastorinhos, são da autoria da Postuladora da Causa de Canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto e vice-postuladora da causa de beatificação da Irmã Lúcia, Ir. Ângela Coelho.

«O acontecimento de Fátima pode ser abordado a partir da categoria do encontro. As características especificas de quem vem ao encontro e também daqueles que se deixaram encontrar. E este foi sem dúvida um dos critérios na escolha dos textos para esta iniciativa. E de facto os sete temas escolhidos são uma síntese daquilo que é o eixo fundamental da mensagem de Fátima», salientou a Irmã Angela Coelho.

As vozes que guiam a oração são dos atores João Ricardo e Maria Helena Falé, colaboradores oficiais do Passo-a-Rezar.

O reitor do Santuário de Fátima realçou «o atual contributo para “Rezar com a mensagem de Fátima” vem enriquecer ainda mais o já precioso serviço aos peregrinos, num momento em que o contexto do Centenário das Aparições de Fátima torna expectável o incremento do número daqueles que se põem a caminho, em oração, em direção a este Santuário».

«Apraz-me também sublinhar que a colaboração do Apostolado da Oração com o Santuário, no contexto da celebração do Centenário das Aparições, tem estado na origem de outras iniciativas. Destaco o conjunto de artigos sobre a mensagem de Fátima que a revista do Apostolado da Oração – Mensageiro do Coração de Jesus – tem vindo a publicar; mas destaco sobretudo a realização, aqui em Fátima, do IV Congresso Eucarístico Nacional, em Junho deste ano, organização conjunta da Conferência Episcopal Portuguesa, do Apostolado da Oração e do Santuário de Fátima».

Intitulada “Rezar com a Mensagem de Fátima” a proposta apresenta sete momentos de oração. O primeiro deles é a adoração, no qual o peregrino é convidado a “viver com o olhar cheio de Deus”; o segundo é a Eucaristia e, neste momento, o peregrino é desafiado “ a oferecer a vida como dom em favor dos outros”; segue-se um terceiro momento, o do Rosário no qual cada peregrino é “convocado” a configurar-se com Cristo ao ritmo da oração. O quarto momento é o coração, ou seja, cada um de nós é chamado a descobrir-se no Coração Imaculado de Nossa Senhora. No quinto momento, intitulado Igreja, somos convidados ao compromisso na vida da igreja. No sexto momento o desafio prende-se com a transformação da história a partir do olhar de Deus. Neste momento, intitulado Misericórdia, há como que um convite a deixar entrar Deus nas nossas vidas. Finalmente, o sétimo momento designado Santidade, o peregrino é convidado a dar frutos de santidade “como a vara que permanece ligada à videira”. Estes passos de oração estão sempre associados a passagens bíblicas e excertos das memórias da Irmã Lúcia, intercalados com música e momentos de introspeção.

A iniciativa desenvolvida pelo Apostolado de Oração insere-se no contexto celebrativo do Centenário das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos, na Cova da Iria.

O Passo-a-Rezar, disponível para Ios, Android e Windows Phone, conta com mais de 19 500 donwloads.

REZAR COM A MENSAGEM DE FÁTIMA. PASSO-A-REZAR

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.