04 de janeiro, 2018

AF_BANNER Ecola do Santuario.jpg

 

Santuário promove Itinerários de aprofundamento da espiritualidade da Mensagem de Fátima

“Escola do Santuário” é um projecto de espiritualidade e formação aberto ao público em geral 

O santuário de Fátima promove a partir do próximo mês de janeiro um novo projecto de espiritualidade e formação intitulado “Escola do Santuário”, cujas actividades se realizarão na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo.

A “Escola do Santuário” propõe vários itinerários abertos à participação do público em geral, num máximo de 40 participantes por sessão. Estes itinerários formativos são alicerçados na ideia de que Fátima é um lugar de experiência de Deus, onde cada peregrino é convidado a experimentar essa presença.

A Escola do Santuário tem por missão aprofundar e descobrir a Mensagem de Fátima e a sua espiritualidade promovendo a iniciação, o crescimento e o amadurecimento espiritual a partir da Mensagem; o reconhecimento da eclesialidade da Mensagem e da sua relevância pastoral bem como a leitura da Mensagem em relação com experiências significativas da contemporaneidade.

Nos vários itinerários a realizar, além dos momentos orantes e das sessões orientadas em sala, de deslocações a diversos lugares do Santuário e a Aljustrel e aos Valinhos, os participantes vão poder interpretar e refletir sobre Maria a partir de outras linguagens, nomeadamente a linguagem artística presente nos vitrais da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, que em si encerram uma verdadeira catequese sobre o Acontecimento e a Mensagem deixada neste local por Nossa Senhora há cem anos.

Neste primeiro ano, o Santuário propõe a realização de três itinerários de dois dias abertos ao público em geral, em janeiro, março e abril, cada um deles com um tema diferente. Propõe também os Encontros de Espiritualidade para Aposentados, com a duração de quatro dias, em março. Finalmente, em maio, o itinerário maior, durante uma semana.

Já em janeiro, entre os dias 27 e 28, o tema será: “Nossa Senhora de Fátima - Qual Maria?”. Desta pergunta do Papa Francisco parte o primeiro itinerário, cujo objetivo é aprofundar as interrogações deixadas pelo Papa na Capelinha das Aparições, na primeira peregrinação internacional do Centenário, para corrigir alguns desvios da devoção mariana e descobrir Maria como “uma Mestra da vida espiritual”; a “bendita por ter acreditado” e a “Virgem Maria do Evangelho venerada pela Igreja Orante”.

Em março, a Escola proporá um itinerário de aprofundamento das dimensões trinitária e eucarística da mensagem de Fátima, sob o tema genérico “Trindade e Eucaristia, adoração e solidariedade”. Este Itinerário realiza-se nos dias 17 e 18 de março.

Em abril, nos dias 21 e 22, a Escola debruçar-se-á sobre o “Sofrimento e liberdade, sacrifício e reparação”, aprofundando, desta forma, o sentido do sofrimento e do sacrifício na espiritualidade da Mensagem de Fátima.

O último Itinerário da Escola do Santuário previsto antes do verão realizar-se-á entre 21 e 27 de maio e terá como tema “O Rosário, itinerário evangélico de vida teologal”. Neste, ao longo de uma semana, os participantes são convidados a reflectir sobre o sentido do Rosário como prática de oração mariana cristocêntrica e a sua importância na Mensagem de Fátima. O objetivo é que cada um deles possa experimentar o valor desta oração na sua vida pessoal e comunitária.

Além destes fins-de-semana temáticos, no mês de março, de 5 a 8, de 12 a 15 e de 19 a 22, serão propostas três edições de um itinerário dirigido a um público específico: pessoas com mais de 65 anos, a viver a aposentação. Serão os “Encontros de espiritualidade para aposentados”, que visam aprofundar o conhecimento do significado do acontecimento Fátima nos dramas do século XX e do novo milénio. Além disso, proporcionarão uma descoberta da Mensagem como fonte de espiritualidade para viver de forma gratificante e fecunda a aposentação.

A equipa da “Escola do Santuário” integrará o capelão Pe. José Nuno Silva, responsável pela pastoral da Mensagem de Fátima; a Irmã Ângela Coelho, ex postuladora da Causa de Canonização de Francisco e Jacinta Marto; a Irmã Nanci Leite, da congregação Filhas do Coração de Maria, Pedro Valinho Gomes, teólogo e André Pereira, assessor da reitoria do Santuário de Fátima.

O período de inscrições para cada uma das propostas decorre durante o mês anterior ao da sua realização, através de um formulário próprio disponível. As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e sujeitas a confirmação. Cada itinerário aceitará um número máximo de 40 participantes.

As inscrições para  a segunda sessão estarão disponíveis no início de fevereiro.

PDF

HORÁRIOS

20 abr 2024

Missa, na Capela da Morte de Jesus

  • 09h00
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.