30 de agosto, 2016

acolhimento.jpg


Ser mensageiros da paz e da esperança, à luz da Mensagem de Fátima

A secção de informações do Santuário de Fátima é constituída por cinco elementos
 

Atualmente com dois postos abertos em permanência, a secção de informações do Santuário de Fátima é constituída por cinco elementos, e desenvolve diariamente um trabalho muito importante no que toca ao acolhimento e esclarecimento de todos quantos chegam à Cova da Iria.

No âmbito da 30.ª Peregrinação dos Acolhedores dos Postos de Informações do Santuário de Fátima, realizada a 7 de agosto, com o tema “Eu vim para que tenham vida”, a Sala de Imprensa fez uma breve entrevista à equipa dos Postos de Informações, com o objetivo de dar a conhecer o trabalho desenvolvido.

Sala de Imprensa − O que significa acolher no Santuário de Fátima?

Acolhedores − Acolher poderá ter um significado bastante amplo, mesmo dentro do próprio Santuário, contudo, será sobretudo uma atitude de partilha, aceitando e respeitando aqueles que querem ser acolhidos, e até os que não se querem deixar acolher. Mais do que bem receber, acolher significa partilhar um pouco do nosso espaço com o espaço dos peregrinos. Espaço interior e espaço exterior. Espaço interior, enquanto ouvintes atentos das alegrias, das tristezas, da fé, da indiferença, e também enquanto mensageiros da paz e da esperança, à luz da Mensagem de Fátima. Espaço exterior, na procura de fazer de todos os locais que compõem este Santuário, incluindo Aljustrel e Valinhos, um “porto de abrigo” para cada peregrino ou visitante.

Sala de Imprensa − Como é o trabalho de um acolhedor?

Acolhedores − O trabalho de um acolhedor é bastante diversificado. Embora, quantitativamente, possamos dizer que a maior parte da nossa atividade passa por informar os peregrinos nas mais diversas questões, desde horários e locais de celebrações, orientações sobre o que visitar, questões históricas, divulgação da Mensagem de Fátima, não é só essa a nossa atividade. Fazemos também visitas guiadas a grupos ou individuais cuja peregrinação tenha um caráter pastoral; dispomos de filmes sobre os acontecimentos e Mensagem de Fátima que mostramos gratuitamente aos peregrinos que o solicitem; Ajudamos peregrinos que eventualmente se percam dos seus grupos, a reencontrarem-se, através dos nossos meios ou em colaboração com as forças de segurança; Ajudamos pessoas que procuram ajuda espiritual ou psicológica sendo muitas vezes um ombro amigo e ouvintes atentos; respondemos a e-mails e chamadas telefónicas oriundas de todo o mundo, muitas delas em busca de pedidos de oração; dispomos também do serviço de “perdidos e achados”. Em suma, procuramos solucionar grande parte dos problemas dos peregrinos, seja através dos nossos meios ou indicando os locais ou serviços onde os peregrinos possam acorrer para tal. Também por isto, procuramos estar constantemente atualizados sobre grande parte das matérias relacionadas com Fátima, de forma a dar a melhor resposta possível às mais diversas problemáticas que nos surgem.

Sala de Imprensa − Há histórias que marcam? O que “levam” dos peregrinos?

Acolhedores − Há histórias que mexem connosco, sobretudo histórias de partilha interior, em que por vezes atitudes simples da parte do acolhedor podem ter um grande significado na vida de quem é acolhido. Pequenos gestos podem fazer toda a diferença: quando, por exemplo ajudamos, com sucesso, um peregrino que estava perdido a reencontrar-se com o seu grupo, este gesto que faz parte da nossa “rotina”, torna-se quase um ato heroico para o peregrino que estava perdido. Por vezes o simples facto de escutarmos um peregrino pode ser extremamente importante na vida dessa pessoa. Procuramos sempre que todos os peregrinos fiquem esclarecidos, se possível, levando um pouco da Mensagem de Fátima e um sorriso no rosto. Quando tal não é possível, que pelo menos saiam em paz, e se tal acontecer, nós ficamos também com a paz que os peregrinos levam.

Trabalho para conferir na íntegra na Voz da Fátima Edição de Setembro. 

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.