30 de janeiro, 2026

fototempestade-kristinrl.jpg

Papa Leão XIV une-se à dor das vítimas da depressão Kristin

O Santo Padre pede a Deus, por intercessão de Nossa Senhora de Fátima, “o bálsamo da solidariedade e a luz da esperança cristã” para os que foram atingidos pela tempestade. Comunidade Islâmica de Lisboa também enviou mensagem de solidariedade.

 

O Papa Leão XIV manifestou profundo pesar pelas vítimas mortais causadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal, que deixou um rasto de destruição, sobretudo na região centro do país. Numa mensagem enviada ao presidente da Conferência Episcopal Portuguesa e bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, o Santo Padre uniu-se espiritualmente à dor das famílias enlutadas.

Na mensagem, assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, o Papa demonstra particular proximidade para com os feridos, desalojados e todas as pessoas gravemente afetadas pelos estragos provocados pela tempestade. O Santo Padre assegura ainda as suas orações pelas autoridades nacionais e locais, bem como pelas instituições civis, militares e religiosas envolvidas nas operações de socorro.

O Papa Leão XIV destaca também o empenho das organizações eclesiais e a solidariedade espontânea demonstrada pelos cidadãos, agradecendo os esforços de todos os que têm prestado ajuda às populações atingidas. Por intercessão de Nossa Senhora de Fátima, o Santo Padre concede a sua bênção apostólica, pedindo a Deus “o bálsamo da solidariedade e a luz da esperança cristã” para todos os afetados por esta tragédia.

 

Comunidade Islâmica de Lisboa solidária com Leiria e Fátima

Também a Comunidade Islâmica de Lisboa manifestou a sua profunda solidariedade para com o Santuário de Fátima, a Diocese de Leiria-Fátima e todos os fiéis afetados pelos recentes acontecimentos provocados pelas tempestades que atingiram a região.

Numa mensagem enviada a D. José Ornelas, assinada por Mahomed Iqbal, presidente da Comunidade Islâmica de Lisboa, e pelo Sheik David Munir, Imam Principal da Mesquita Central de Lisboa, a comunidade islâmica expressa proximidade e “partilha da dor e preocupação de todos quantos viram o seu património, os seus espaços de culto e a sua tranquilidade afetados pelos fenómenos naturais adversos”. A nota sublinha o impacto das intempéries nas comunidades locais e reconhece o momento de particular provação vivido na região.

A Comunidade Islâmica de Lisboa manifesta ainda o seu apreço pelo esforço das autoridades, das equipas de socorro e de todos os voluntários envolvidos na resposta à situação, destacando o trabalho incansável desenvolvido no terreno.

Inspirada por valores comuns de fé, compaixão e solidariedade humana, a mensagem eleva pensamentos e orações para uma recuperação célere, para o pleno restabelecimento da segurança e para que a esperança continue a unir as comunidades.

Fotografia: Joaquim Dâmaso | Região de Leiria

PDF

DESTAQUES

HORÁRIOS

30 jan 2026

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.