A segunda conferência do Ciclo de Conferências 2015-2016 teve lugar esta tarde na Casa de Retiros de Nossa Senhora das Dores. O conferencista convidado foi o teólogo Pedro Valinho Gomes, com uma comunicação cujo tema "Em vós está a fonte da vida".
Pe Carlos Cabecinhas reúne com sacerdotes e orgãos de comunicação social ligados à recitação do terço O Reitor do Santuário de Fátima pediu hoje aos sacerdotes que presidem e animam a recitação do Terço diariamente na Capelinha das Aparições, às 18h30, que mantenham o “rigor teológico nas reflexoes” e “adequem as meditações à realidade quotidiana”.
No dia em que se celebra a Sagrada Família de Jesus, Maria e José, o reitor do Santuário de Fátima, o pe. Carlos Cabecinhas, na Eucaristia das 11h00 na Basílica da Santíssima Trindade falou a todas as pessoas presentes da importância de contemplar a Sagrada Família como modelo, modelo no amor e na caridade. É no seio familiar que Deus se faz visível, e o presépio é precisamente uma materialização desse modelo.
«Abri as portas da justiça, nelas entraremos para dar graças ao Senhor»Foi com estas palavras que D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, procedeu à abertura da Porta Santa da Misericórdia, esta manhã no Santuário de Fátima. Este gesto marca o início do Ano Santo do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo papa Francisco.
A celebração da Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, no próximo dia 8 de dezembro, no Santuário de Fátima, marca a abertura do Ano Santo do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, proclamado pelo papa Francisco.
No âmbito do 6.º ano do itinerário temático da celebração Centenário das Aparições de Fátima, o Santuário de Fátima propõe um novo ciclo de conferências que tem o propósito de refletir o tema do ano pastoral – “Eu vim para que tenham vida” – a partir de diferentes ângulos e linguagens disciplinares.
A Jornada de Abertura do Ano Pastoral de 2015-2016, no Santuário de Fátima, teve lugar na tarde de 28 de novembro. O evento marca oficialmente o início de mais um ano pastoral, o sexto do septnário celebrativo do Centenário das Aparições, dedicado ao tema “Eu vim para que tenham vida”.
A exposição temporária evocativa da aparição de setembro de 1917, Terra e Céu: peregrinos e santos de Fátima, está patente no Convivium de Santo Agostinho, piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade, diariamente das 9h00 às 19h00 até 31 de outubro de 2016, com entrada livre.