«Francisco e Jacinta Marto: candeias que Deus acendeu» - catálogo das exposições comemorativas do centenário dos nascimentos dos Beatos Francisco e Jacinta Marto
Em encontro temático sobre o acolhimento na cidade de Fátima, Bispo de Leiria-Fátima exorta à responsabilidade e ao testemunho dos cristãos
A Igreja vive hoje, 11 de fevereiro, o Dia Mundial do Doente. Um programa especial com momentos oração e de reflexão junta esta tarde no Santuário de Fátima cerca de três centenas de pessoas, a maioria doentes, de várias instituições da Diocese de Leiria-Fátima.
Volvidos quase trinta anos após o momento inaugural, a 13 de maio de 1982 pelo Papa João Paulo II, o Centro Pastoral de Paulo VI recebe atualmente obras de revalorização, iniciadas em 2011. Concluída em breve a intervenção, o Centro Pastoral de Paulo VI reabrirá as suas portas a 10 de março. A sessão solene de reabertura iniciará às 15:00, com a bênção do edifício, pelo Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto.
A Internet tem vindo a transformar-se num dos meios privilegiados para a difusão, recolha e intercâmbio de con-teúdos, também religio-sos. Também o Santuário de Fátima reconhece o relevo desta ferramenta de comunicação e, por isso, desenvolve, desde o ano 2000, a sua página oficial na Internet. A página www.fatima.pt é atualmente disponibilizada em sete idiomas e conta com uma média mensal que ultrapassa as 260.000 visitas.
A imagem resgatada intacta este sábado, 21 de janeiro, do navio Costa Concórdia, naufragado junto da ilha de Giglio, Itália, é a de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Este domingo, 22 de janeiro, em Fátima, durante a recitação do rosário das 10:00, na Capelinha das Aparições, o Padre Luciano Cristino, capelão do Santuário, anunciou com alegria, em português e em italiano, a recuperação da imagem. Antes das três ave-marias finais, o sacerdote saudou os sobreviventes e rezou pelos falecidos. Solidarizou-se sobretudo com todos aqueles que mais sofrem com esta tragédia, em especial com os familiares dos passageiros falecidos ou ainda desaparecidos.
No contexto da visita que D. António Marto está a fazer a Angola, nos dias 9 e 10 de janeiro esteve de visita à diocese do Huambo, onde presidiu à abertura oficial e solene do jubileu dos 50 anos do Santuário de Nossa Senhora de Fátima na cidade do Huambo. Na ocasião, foi benzida uma capela, integrada no espaço da igreja do santuário, dedicada aos pastorinhos Francisco e Jacinta.
Ao final da manhã de 10 de janeiro, terminou, no Santuário de Fátima, o 6º Encontro dos Reitores dos Santuários. A iniciativa decorreu na Casa de Nossa Senhora do Carmo. “Santuários - Arte e Património ao serviço da Evangelização” foi o tema da reflexão proposta para o encontro desde ano. Nas suas palavras aos reitores, D. Jorge Ortiga, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, lembrou que a “grande responsabilidade dos reitores é a de serem intérpretes da mensagem que importa dizer a todos quantos visitam os santuários”.
Na manhã de 7 de janeiro, os seis pescadores de Caxinas resgatados do mar a 2 de dezembro de 2011 peregrinaram ao Santuário de Fátima, cumprindo assim a promessa de agradecer as suas vidas a Nossa Senhora. Como gesto maior da sua devoção, ofereceram a Nossa Senhora de Fátima o terço com que rezaram no tempo em que estiveram perdidos em alto-mar.