Luis Urzúa, um dos 33 mineiros resgatados a 13 de Outubro da Mina de S. José, no Chile, após dois meses a 700 metros de profundidade, peregrinou na manhã de 10 de Dezembro ao Santuário de Fátima, onde agradeceu a Nossa Senhora de Fátima o seu salvamento e o dos seus companheiros. “Deus foi o 34º mineiro, esteve sempre connosco, ao nosso lado”, disse Urzúa
O Santuário de Fátima retoma o projecto de anos anteriores: a realização de uma conferência temática, todos os meses, desde Dezembro de 2010 até Abril de 2011. Mantém-se a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima como local de realização de cada conferência, e o horário de início as 16:00. A Próxima conferência decorrerá a 9 de Janeiro.
A Imaculada Conceição aparece-nos como um farol de luz para a humanidade de todos os tempos. De novo este ano, o Santuário prepara com especial alegria a solenidade da Imacu-lada Conceição. Pre-side à eucaristia prin-cipal do dia 8 de De-zembro, que será celebrada no Recinto de Oração do Santuário de Fátima às 11:00, D. António Marto, bis-po de Leiria-Fátima.
O Santuário de Fátima apresentou a 1 de Dezembro, na jornada nacional realizada no Centro Pastoral Paulo VI que marcou o início das comemorações do Centenário das Apa-rições, o segundo tomo do quinto volume da Documentação Crítica de Fátima, referente ao primeiro semestre de 1929. Os temas que sobressaem nesta documentação são: história de Fátima; polémica em volta dos acontecimentos e do Santuário; mensagem, com especial referência à devoção reparadora do Imaculado Coração de Maria, que se vai concretizando e divulgando, particularmente, em muitos sectores.
A data está definida e a iniciativa é aberta à participação de todos. O início da comemoração do centenário das aparições está agendado para a tarde do dia 1 de Dezembro. O Santuário de Fátima prepara uma tarde solene e de festa para marcar o momento inicial de sete anos de caminhada, até 2017. Esta será a primeira de um conjunto de iniciativas que o Santuário propõe para assinalar, “um acontecimento marcante para a vida e para a fé dos cristãos, para Portugal e para o Mundo”, nas palavras do Reitor da instituição.