25 de maio, 2021

2020-02-13_Fatima_ao_pormenor.jpg

A trança de Santa Jacinta Marto

 

Entre os tesouros mais importantes que o Santuário de Fátima guarda encontra-se uma madeixa de cabelo que pertenceu a Santa Jacinta Marto e que permanece, atada com uma fita de cor azul e branca, entrançada. 
Guardado no Museu do Santuário de Fátima desde 1982, o pedaço de cabelo foi extraído do corpo de Jacinta Marto por uma religiosa pertencente às Irmãs de São Vicente de Paulo três dias após o falecimento da vidente de Fátima, no contexto das veladas que, segundo as descrições da época, atraíram à Igreja dos Anjos muitos fiéis, movidos pela fama de santidade em que a criança havia falecido.

O gesto de extrair esta parte do corpo de Jacinta é já por si prova da fama de santidade, assim como a forma como se regista este ato, à maneira de autêntica, pelo punho de Álvaro Artur Mouranha, sacristão daquela igreja e primeiro zelador da relíquia. Verdadeiramente interessante nessa declaração é a maneira de descrever as aparições, ao exarar que a trança pertence a uma «menina chamada Jacintha de Jesus de 10 annos a quem apareceu Nossa Senhora de Lourdes em Fatima». 

 

Marco Daniel Duarte

Departamento de Estudos do Santuário de Fátima

 
PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.