03 de julho, 2025
![]() Ana Albuquerque partilhou o processo por detrás de obra feita com Impressões Digitais de PeregrinosPeça “Lavanda, gomil e toalhas” esteve em destaque na terceira visita temática à exposição temporária do Santuário de Fátima
A peça “Lavanda, gomil e toalhas”, que incorpora as impressões digitais de peregrinos e colaboradores do Santuário de Fátima, esteve em destaque na visita temática à exposição “servir, a única pregação”, que aconteceu na noite desta quarta-feira, 2 de julho, no Santuário de Fátima. A visita contou com a presença da autora da obra, Ana Albuquerque, que falou das suas inspirações e da sua filosofia de trabalho e refletiu sobre a materialidade e imaterialidade presente em algumas das suas criações, particularmente a peça exposta nesta exposição temporária. Sobre a obra em análise nesta visita, feita em prata, Ana Albuquerque falou sobre o seu processo de inspiração, assumiu a “grande responsabilidade” que sentiu na entrega deste projeto e destacou a inversão na materialização, em comparação com a produção em massa atual, num processo que elevou um objeto de uso comum a uma peça de valor único e intrínseco. “Trata-se de um objeto que começa por ser feito em cobre, depois passa a ser feito em esmalte e, por fim, em plástico, para ser produzido em série. Nesta obra, o Santuário transformou uma peça industrial e em série numa peça única feita num material precioso”, sublinhou a convidada, destacando a importância ritualística e emocional que a obra de arte adquiriu por ter sido usada em contexto litúrgico no ritual do lava-pés, na Quinta-feira Santa. A artista plástica deu a conhecer pormenores sobre a execução da peça, tendo sido exibido um vídeo que documentou a recolha das impressões digitais dos peregrinos e colaboradores do Santuário de Fátima, que foram convidados a participar nesta visita, que foi também proposta de serão cultural do programa do Curso de Verão, que está a decorrer.
No final do encontro, o diretor do Departamento de Estudos do Santuário de Fátima, Marco Daniel Duarte, informou que a exposição temporária foi visitada por mais de 94 mil pessoas desde a sua inauguração, a 30 de novembro de 2024. A próxima visita temática está agendada para o dia 6 de agosto; às 21h15, e desafiará o Ensemble do Serviço de Música Sacra do Santuário de Fátima a contemplar a temática do serviço a partir da tradição musical da Igreja. A peça “Lavanda, gomil e toalhas” pode ser admirada de perto até ao dia 15 d outubro na exposição “servir, a única pregação”, que está de portas abertas todos os dias, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.
|