12 de setembro, 2019

154A2036.jpg

 

Autossuficiência do homem é um obstáculo à Paz, afirma D. Rui Valério

Bispo das Forças Armadas preside à Peregrinação Internacional Aniversária de setembro, que evoca a quinta aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos na Cova da Iria

 

A sociedade moderna vive “encerrada em si mesma” sem soluções de paz porque o homem dispensou Deus, afirmou esta noite, o bispo das Forças Armadas durante a homilia da Missa da Vigília da Peregrinação Internacional Aniversária de setembro, em Fátima, que assinala a quinta aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos.

“Todas as vezes que o ser humano procura encontrar em si mesmo a solução para os seus problemas, contando só consigo e confiando apenas nas suas capacidades, que faz ele senão uma forte violência a si próprio!?” interpelou D. Rui Valério.

“De facto, em todo o género de conflito seja bélico ou familiar, existencial, profissional ou pessoal deparamo-nos sempre com o mesmo cenário da pessoa centrada sobre si, fechada dentro do seu mundo, entregue somente aos seus recursos e projectando tudo a partir de si e do ponto de vista dos seus interesses pessoais. Pelo contrário a paz é a bem-aventurança da aventura ao outro, da desfocalização e descentração e esta atitude germina e floresce na comunhão com o Senhor, vivida na oração autêntica” acrescentou.

“Não é, pois, de estranhar se hoje nos deparamos, mais uma vez, com uma sociedade demasiado encerrada em si mesma, sem janelas para a eternidade!” afirmou D. Rui Valério aos milhares de peregrinos que participaram na Eucaristia que se seguiu à Procissão das Velas, dizendo que “só onde há oração há abertura a Deus e aos outros e só onde esta abertura existir será possível construir ou reparar todos os dias os delicados alicerces da paz”.

“A paz tem na oração não só a sua génese e o seu mais profícuo caminho, como também a sua principal medida e a sua mais justa dimensão. Rezar, viver o encanto do encontro com o Senhor não só é a principal ferramenta para destronar a guerra, mas é o passo decisivo para se construir a paz”, esclareceu ainda.

O prelado invocou o exemplo de Maria, quer na proximidade a Deus quer na comunhão com Ele, para sublinhar que foi esta atitude que fez Dela a construtora de uma “nova Humanidade”

“A abertura de Nossa Senhora a Deus e à sua santa vontade abriu novos horizontes à humanidade, outrora bloqueados pela maldade e pelo pecado, quando Adão e Eva avistaram o fruto e, numa mera criatura, num simples objeto, quiseram ver o belo, o bom e o verdadeiro, atributos que só a Deus pertencem”, disse.

“No Éden, o olhar da humanidade, pelos olhos de Eva, ficou fechado na idolatria. Mas, agora, pelos olhos de Maria, a nova Eva, a humanidade redescobre, incessantemente, a Beleza, a Bondade e a Verdade de Deus” frisou D. Rui Valério, para concluir que o mundo “só será salvo em Cristo”.

O prelado que preside à Peregrinação que assinala a quinta aparição de Nossa Senhora aos Pastorinhos explicitou, por outro lado, o itinerário do caminho que cada peregrino deve fazer para alcançar a verdadeira comunhão com Deus: acolhimento do outro tal como é, capacidade para aceitar o mistério deixando-se surpreender, disponibilidade para o serviço e abertura à missão.

“Sejamos, com Maria, coerentes com a nossa fé, capazes de nos admirarmos com as surpresas de Deus, de permanecermos disponíveis para fazer a sua vontade através do acolhimento dos outros e da atenção solícita para respondermos aos seus apelos” desafiou o prelado do Ordinariato Castrense.

“Sair ao encontro dos outros é a outra face do encontro com o Senhor” concluiu D. Rui Valério.

Para esta peregrinação, nos dois dias, inscreveram-se 87 grupos de peregrinos, de 23 países a saber Portugal, Alemanha, Austrália, Brasil, Cabo Verde, Coreia do Sul, Eslováquia, Espanha, EUA, França, Holanda, Indonésia, Irlanda, Itália, Polónia, Singapura, Burkina Faso, Canadá, China, República Checa, Filipinas, África do Sul e Reino Unido.

O terço, dia 13, tem lugar às 9h00, seguido da missa internacional às 10h00, com a Bênção dos Doentes.

Todas as celebrações podem ser seguidas em direto na página do Santuário em www.fatima.pt.

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.