09 de abril, 2014


Visitas aos túmulos dos videntes manter-se-ão acessíveis
 
Tendo como horizonte a celebração do Centenário das Aparições, o Santuário de Fátima vai realizar uma profunda intervenção de limpeza e restauro no interior da Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, o que levou ao seu fecho durante um largo período de tempo.
 
Desde a sua construção, a utilização continuada do edifício ao longo de várias décadas levou ao escurecimento das superfícies interiores e ao desgaste de alguns materiais.
 
Muito embora os trabalhos a levar a efeito sejam fundamentalmente de caráter conservativo e de limpeza, aproveitar-se-á a ocasião para desenvolver outras importantes intervenções, como por exemplo ao nível da iluminação e do som. A obra compreende ainda a melhoria das condições de segurança dos peregrinos, designadamente das acessibilidades.
 
Será igualmente dada uma atenção muito especial a todo o património artístico. Os espaços anexos, nomeadamente a sacristia e a capela de S. José, serão também melhorados. 
 
Pareceu ainda ajustado efetuar uma intervenção que valorize mais a visita aos túmulos dos Pastorinhos e a veneração das relíquias dos Beatos Francisco e Jacinta Marto. Neste contexto, é intenção do Santuário criar um itinerário devocional que permita aos peregrinos a oração junto das relíquias dos videntes em condições de maior tranquilidade e recolhimento.
 
Outro trabalho de grande monta a realizar durante a mesma altura é o da restauração do grande órgão de tubos da Basílica. Pretende-se fazer a renovação do instrumento, aproveitando tanto quanto possível o existente, mas na consciência de que muita coisa terá de ser alterada.
 
Os trabalhos terão início no dia 14 de maio deste ano de 2014 e deverão prolongar-se durante vários meses, em princípio até ao final do ano de 2015. Por esta razão, as celebrações que ali tinham lugar serão transferidas para outros locais, como segue: as missas oficiais das 07:30, 09:00, 12:30, 15:00, 16:30 e 18:30 passarão para a Capela da Morte de Jesus, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade; a missa das 11:00, de segunda a sábado, será celebrada na Basílica da Santíssima Trindade. 
 
Garante-se, no entanto, que a visita aos túmulos dos Pastorinhos se manterá acessível praticamente em todo o período das obras, com exceção de um ou outro momento em que as razões de segurança exijam a sua interdição.
 
O Santuário agradece, desde já, a melhor compreensão de todos os peregrinos e visitantes de Fátima para os inconvenientes que as obras possam causar.
 
António Valinho,
Reitoria do Santuário de Fátima
abril de 2014
PDF

HORÁRIOS

18 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.