08 de março, 2020

2020-03-08_Missa_Domingo_2.jpg

Capacidade de mudança apresentada como caminho para Deus

Na homilia da Missa deste II Domingo da Quaresma, D. Armando Domingues, bispo-auxiliar do Porto, exortou os peregrinos a deixarem-se “transfigurar”, deixando de parte o acomodamento e assumindo um dinamismo e abertura eclesiais na missão pastoral.

 

A Missa deste II Domingo da Quaresma, na Basílica da Santíssima Trindade, foi presidida por D. Armando Domingues, bispo-auxiliar do Porto, que, na homilia, apresentou a abertura à mudança como chave para uma maior comunhão em Deus.

O prelado começou por saudar particularmente os casais que participam este fim-de-semana, em Fátima, no 50º Encontro de Peregrinação Anual dos Centros de Preparação para o Matrimónio, deixando, em nome da Conferência Episcopal Portuguesa, “um agradecimento a todos os que desenvolvem esta pastoral de apoio aos casais que se preparam proximamente ao matrimónio”.

Numa exegese à Palavra proclamada, o bispo-auxiliar do Porto sublinhou o carácter dinâmico de comunhão da Igreja, com referência concreta à partida de Abraão, relatada na Primeira Leitura, e à partida de Pedro, Tiago e João para o alto do monte, onde Jesus se revelou Transfigurado.

“Abraão é modelo desta Igreja, que também pede novos caminhos, nova evangelização”, disse, ao apresentar “três pontos de reflexão” a partir desta premissa.

“É importante nunca cair na tentação do acomodamento, escutando com atenção a Palavra de Deus, descobrindo a Sua presença, acolhendo-A no meio de nós, assumindo mudanças a partir da pergunta: o que quer Deus de mim? Ao mudarmos as práticas que habitamos há muito tempo, a Palavra escutada torna-se centro renovador da própria existência, da pastoral e dos relacionamentos”, afirmou o prelado, como primeiro ponto.

Como segundo ponto, D. Armando Domingues apresentou a necessidade de dinamismo eclesial, através de um “caminho de discernimento”, com a abertura “para ir para um outro lugar” que indique “novos caminhos de evangelização”.

“Esta reforma de estruturas exige a conversão pessoal e pastoral, que só se pode concretizar ao ‘fazer com que todas elas se tornem mais missionárias, que a pastoral ordinária seja mais comunicativa e aberta e que coloque os seus agentes em atitude constante de saída, favorecendo uma resposta positiva a todos aqueles a quem Jesus quer oferecer a Sua amizade’, como refere o Papa Francisco.”

Como último ponto de reflexão, o presidente da celebração partiu da palavra central do Evangelho de hoje, a transfiguração, para exortar os peregrinos a uma “transfiguração do tecido comunitário” onde se inserem.

“Nesta Quaresma, subir ao monte com Jesus e contemplar a Sua transfiguração é pedir-Lhe que nos transfigure, que nos mude, dispostos a pôr de parte o que nos afasta Dele”, concluiu.

Neste domingo, realiza-se na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima o segundo Encontro na Basílica deste ano pastoral, onde a Irmã Ana Luísa Castro, religiosa da Aliança de Santa Maria, vai abordar o tema “Jacinta Marto, uma entrega até ao fim”, conferência que tem transmissão em direto na página do Santuário.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.