15 de agosto, 2025

assuncao15agosto9.jpg

“Celebrar a Assunção é um grandioso cântico de alegria”

Cerca de 50 mil peregrinos participaram na missa que celebrou a solenidade da Assunção de Nossa Senhora, nesta sexta-feira.

 

Na homilia da missa celebrada, esta manhã, no Recinto de Oração, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, apresentou a visita de Maria a Isabel como um encontro de alegria referindo que “é um grandioso cântico de alegria, de ação de graças e de súplica”.

“Celebrar a Assunção é experimentar a alegria por contemplarmos em Maria o que nos está prometido: o Céu como horizonte e a ressurreição como realidade que nos espera”, afirmou o sacerdote.

O padre Carlos Cabecinha apresentou a Assunção como um convite à alegria, “não porque tudo nos corra bem ou por não experimentarmos dificuldades nem nos acompanharem preocupações, mas sim porque, como Maria, sabemos que nos acompanha a presença misericordiosa de Deus”. Esta alegria transforma-se em ação de graças.

“A minha alma glorifica o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador. Porque pôs os olhos na humildade da sua serva... O Todo-poderoso fez em mim maravilhas...”, citou o sacerdote, sublinhando que esta deve ser a nossa atitude.

Esta ação de graças transforma-se em súplica: “ao celebrarmos a Assunção, confiamos a Maria tudo o que nos preocupa e aflige, pois ela, aqui em Fátima, se apresentou como nosso refúgio nas dificuldades da vida.”

Por isso, prosseguiu, “confiamos as nossas súplicas por nós e por aqueles que amamos; pela paz no mundo e pelas vítimas da guerra; pedimos-lhe pela Igreja, com as dificuldades que enfrenta, na sua missão, e pelo Santo Padre”.

A terminar, o padre Carlos Cabecinhas pediu a intercessão dos Santos Pastorinhos, a quem Maria se manifestou, que souberam “aspirar às coisas do alto”, “conscientes de que a meta das suas vidas era o Céu, junto de Deus”.

assuncao15agosto2.jpg

Presidiu à celebração o Arcebispo do Lubango (Angola), D. Gabriel Mbilingi, concelebraram 42 sacerdotes e estiveram presentes no Recinto de Oração cerca de 50 mil peregrinos.

Como habitualmente acontece na solenidade da Assunção de Nossa Senhora, um grupo de vigilantes-sacristães e um grupo de acolhedores das celebrações do Santuário transportaram o andor da Imagem que se venera na Capelinha das Aparições.

 

Áudio da homilia do padre Carlos Cabecinhas

 

PDF

HORÁRIOS

28 set 2025

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.