06 de fevereiro, 2022

3J3A2461.JPG

Exigência do caminho não nos deve fazer desistir, afirma padre Carlos Cabecinhas

Reitor do Santuário presidiu à Missa do 5º Domingo do tempo Comum, esta manhã na Basílica da Santíssima Trindade

 

O Reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, afirmou esta manhã na homilia da Missa a que presidiu na Basílica da Santíssima Trindade que a exigência da vida cristã não deve ser um impedimento para continuar a escutar, a confiar e a viver a Palavra de Deus no quotidiano da vida.

“Sermos cristãos é um caminho exigente, mas sabemos que não estamos só e se aquilo a que nos chama Deus é a uma vida exigente sabemos que contaremos sempre com a Sua ajuda”, afirmou o sacerdote.

Perante centenas de pessoas reunidas na Basílica da Santíssima Trindade e comentando a passagem do Evangelho deste 5º Domingo do Tempo Comum, que relata o encontro entre Jesus e Pedro, que é convidado a fazer-se ao largo e a lançar de novo as redes (cf. Lc 5, 1-4), após uma noite de pesca sem resultados, o padre Carlos Cabecinhas lembrou o exemplo dos Pastorinhos, que como os discípulos souberam ouvir o desafio de Deus, escutaram a Sua palavra, conformaram a sua vida a essa palavra e testemunharam-na, sem medo.

“Não tenhas medo” é o desafio proposto por Jesus, lembra o responsável do Santuário de Fátima,  “esta foi a experiência dos Pastorinhos de Fátima que se tornaram para nós um belo exemplo daquilo a que Deus nos convida: ouviram, rezaram e tornaram-se testemunhas”.

“É para este dinamismo da vida cristã que aponta o tema deste ano pastoral: `Levanta-te! És testemunha do que viste... Não é fácil sermos assim, testemunharmos e vivermos desta forma. Não foi fácil para Pedro, para Isaías ou para os santos Pastorinhos, mas nenhum deles desistiu diante dos seus limites e fragilidade. Todos confiaram”, afirmou.

“No exemplo dos discípulos reconhecemos o caminho que cada um de nós é convidado a percorrer” salientou ainda destacando que o itinerário para esse caminho pressupõe capacidade “ de escuta”, de “encontro”, de “oração” e “confiança”, mesmo “quando não compreendemos”. E, por fim, testemunhar.

“Não basta escutar as Suas palavras, é necessário que nos transformemos nos seus arautos e testemunhemos a sua presença” afirmou lembrando que “cada um de nós é convidado a esta missão”.

“Ser pescador de homens é atrair para Jesus Cristo todos os que connosco se cruzam, na sua forma especifica de vida”.

Esta tarde no Santuário, para além das missas habituais do programa oficial, será celebrada a Oração de Vésperas às 17h30 na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Aí, no próximo dia 11, será celebrado o Dia Mundial do Doente, na Missa às 11h00 e, nesse dia, começa também a novena preparatória da Festas dos Santos Pastorinhos, com a publicação diária nas redes sociais do Santuário de um pequeno áudio feito a partir da leitura das Memórias da Irmã Lúcia, seguida de uma meditação e finalizada com uma pequena oração. 

PDF

HORÁRIOS

02 mai 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.