10 de maio, 2020

119A1471 (3).jpg

 

Jesus Cristo é o único caminho que nos pode ajudar a vencer os dramas da vida

Reitor do Santuário de Fátima presidiu à missa dominical na Basílica de Nossa Senhora do Rosário, que há dois meses é celebrada sem a presença física de peregrinos

 

Diante das várias dificuldades que enfrentamos no quotidiano da vida, Jesus Cristo “é o único caminho de paz” afirmou esta manhã o padre Carlos Cabecinhas na homilia da missa a que presidiu na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima transmitida pelos meios de comunicação social e digital sem a presença de peregrinos há quase dois meses.

A partir do evangelho proclamado este domingo, que apresenta Jesus como o “único” que conhece e está em verdadeira comunhão com Deus Pai, o reitor do Santuário de Fátima lembrou que Jesus “apresenta-se-nos como Aquele que nos pode conduzir por caminhos de paz” e nos livra de “tantas coisas que nos perturbam e nos inquietam”, gerando “preocupação e angústia”. E, exemplificou com situações concretas.

“Tira-nos a paz do coração esta pandemia e o medo por aqueles que amamos; a incerteza do futuro, diante desta nova situação, o desemprego, a crise económica e todas as consequências sociais desta pandemia, as incompreensões de que somos vítimas ou a falta de reconhecimento dos que nos cercam”.

“Só Jesus nos pode conduzir à fonte que é Deus” dado que “só Ele o conhece e é para nós o rosto da revelação de Deus”, disse.

Por isso, “a Sua palavra deve guiar-nos e orientar-nos nos nossos passos e atitudes”, sobretudo na relação com os outros.

“Jesus é o verdadeiro caminho através dos outros,  daqueles com quem vivemos e nos cruzamos “, mas também “na Eucaristia da qual muito de vós estais privados” afirmou o padre Carlos Cabecinhas .

“Jesus é caminho, verdade e vida também na Eucaristia e nada substitui o encontro com Deus na Eucaristia” reiterou ao lembrar o exemplo dos santos pastorinhos que, conduzidos pelo Anjo e por Nossa Senhora “fizeram esta experiência de caminho, verdade e vida”.

“Os santos pastorinhos dão- nos o exemplo de quem se deixa conduzir para Deus, como fonte da vida”, concluiu.

Esta celebração dominical em Fátima precede a primeira Peregrinação Internacional Aniversária na Cova da Iria, este ano.

Neste maio `fechado´, os dias 12 e 13 vão ser celebrados sem peregrinos, mantendo-se, no entanto, os momentos litúrgicos próprios desta peregrinação que evoca a primeira aparição de Nossa Senhora aos três pastorinhos, em maio de 1917.

Pela primeira vez desde essa data, as celebrações decorrerão sem a presença física de peregrinos. O Santuário encerrará todos os seus espaços a partir do inicio da tarde do dia 12 até à hora do almoço do dia 13. Todas as celebrações serão transmitidas pelos órgãos de comunicação social e digital, com transmissão direta aqui em www.fatima.pt

As celebrações são presididas pelo cardeal D. António Marto, bispo da diocese de Leiria-Fátima, e contarão apenas com as pessoas diretamente implicadas nas celebrações, sem peregrinos ou convidados.

PDF

HORÁRIOS

19 abr 2024

Rosário, na Capelinha das Aparições, e procissão das velas, no Recinto de Oração

  • 21h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.