13 de janeiro, 2026
“Maria veio exortar-nos a imitar a sua atitude de fé”Na primeira peregrinação mensal deste ano, o reitor do Santuário de Fátima destacou o exemplo de Maria como caminho para a comunhão com Deus.
O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, exortou os fiéis a imitar o exemplo de Maria, na celebração da Missa votiva de Nossa Senhora de Fátima, esta terça-feira, 13 de janeiro, na Basílica da Santíssima Trindade. Na homilia, o padre Carlos Cabecinhas recordou que, nas aparições de Fátima, a “Senhora mais brilhante que o sol apresentou o seu Coração Imaculado como refúgio e como caminho para Deus”, tema em destaque no Evangelho hoje proclamado e que orienta a vivência pastoral do Santuário ao longo deste ano. A partir do Evangelho, o presidente da celebração refletiu sobre o elogio que Jesus faz à sua Mãe, sublinhando que “Maria foi quem melhor soube escutar a Palavra de Deus para a pôr em prática no seu dia a dia”. Por essa razão, o Evangelho apresenta Maria como caminho da bem-aventurança, “mulher de fé por excelência, aquela que foi proclamada feliz porque acolheu a Palavra de Deus e acreditou nela”, afirmou o sacerdote.
O reitor acrescentou que “as palavras de Jesus convidam-nos a imitar Maria, acolhendo como ela a Palavra de Deus para a pormos em prática, assegurando-nos que esse é um caminho de felicidade”. Referindo-se à mensagem de Fátima como caminho desta bem-aventurança, o padre Carlos Cabecinhas destacou que “Maria veio exortar-nos a imitar a sua atitude de fé e oferece-nos o seu Coração Imaculado como caminho para a comunhão com Deus, como caminho seguro para a verdadeira alegria”. Neste contexto, os peregrinos foram convidados, neste primeiro mês do ano, a confiarem-se às “mãos maternas de Maria”, pedindo a sua intercessão e “amparo na fé”. A peregrinação mensal de 13 de janeiro teve início com a procissão da Imagem de Nossa Senhora da Capelinha das Aparições até à Basílica da Santíssima Trindade e terminou com o regresso à Capelinha das Aparições.
Áudio da homilia do padre Carlos Cabecinhas
|