10 de fevereiro, 2026
Núncio Apostólico veio a Fátima confiar a sua nova missão a Nossa SenhoraD. Andrés Carrascosa Coso celebrou missa e seguiu para Leiria, onde estará junto das populações que sofreram com a tempestade Kristin.
O novo representante da Santa Sé em Portugal, o arcebispo D. Andrés Carrascosa Coso, iniciou ontem, formalmente, a sua função diplomática, ao receber das mãos do Presidente da República as cartas credenciais. Hoje, D. Andrés Carrascosa veio a Fátima para rezar, estar junto das populações que mais sofreram com a tempestade Kristin e entregar a sua missão a Nossa Senhora de Fátima. “A minha intenção era simplesmente rezar na frente de Nossa Senhora e celebrar a missa. Quis vir também para me unir à mensagem do Papa, para rezar pelos falecidos, para rezar pelas famílias atingidas, pelos feridos, pelos desalojados, pelas pessoas que ficaram tão afetadas… E venho fazê-lo aos pés de Nossa Senhora, que nos conhece, que compreende aquilo que os filhos estão vivendo, nos espera, nos escuta, é nosso consolo e a nossa esperança”, disse D. Andrés Carrascosa Coso, na homilia que proferiu na missa a que presidiu na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, ao recordar a mensagem de proximidade que o Papa enviou, nos dias seguintes, às vítimas da tempestade. À Cova da Iria, o novo representante diplomático do Vaticano veio também entregar a missão como representante do Papa em Portugal sob a proteção de Nossa Senhora. “Quis chegar aos pés da mãe como filho, colocar toda esta situação que nestes dias estamos vivendo, mas também colocar esta minha nova missão, na qual o Papa Leão me envia como o seu representante em Portugal, o que é uma alegria e uma honra para mim”, assumiu o novo Núncio da Santa Sé no nosso país. A partir das leituras deste dia, D. Andrés Carrascosa Coso alertou para a armadilha do “formalismo exterior” em detrimento de uma fé profunda, que seja expressão do amor a Deus pelo amor ao próximo, especialmente aos que sofrem. “Após esta celebração, eu vou a Leiria para estar com as pessoas que estão a sofrer, porque elas também são presença de Deus… ‘O que fizestes ao último destes meus irmãos foi a mim que o fizestes’. Não esqueçamos que o amor a Deus, o amor e devoção a Nossa Senhora, tem que estar sempre unido ao amor ao próximo, especialmente aqueles que sofrem”, lembrou o Núncio apostólico.
O Papa “está interessado em visitar Fátima”No início desta semana, numa entrevista à agência de notícias Ecclesia, o novo Núncio apostólico expressara o desejo de vir hoje a Leiria e a Fátima, no âmbito da tempestade Kristin, que assolou a região. “O Papa já enviou uma mensagem e, depois, voltou a falar no Angelus de domingo. Isto está no coração dele. Já falei com o bispo de Leiria-Fátima que no dia seguinte à apresentação das cartas credenciais eu quero chegar aos lugares mais atingidos por esta situação, para fazer presente o carinho e a oração do Papa”, antecipou, na entrevista, D. Andrés Carrascosa Coso. A vinda à região de Leiria e ao Santuário de Fátima foi, portanto, a sua primeira ação, após receber as cartas credenciais do Presidente da República, que formalizaram a sua nomeação como embaixador da Santa Sé em Portugal Na entrevista, o novo Núncio Apostólico falou também sobre a intenção do Papa Leão XIV vir a Fátima. “Ele já pronunciou a palavra Fátima. Ele próprio disse: ‘Não sei quando vamos poder fazer. As viagens do Papa respondem a tantas coisas… Mas é óbvio que está interessado em visitar Fátima”, disse o representante diplomático da Santa Sé. O Papa Leão XIV nomeou o arcebispo D. Andrés Carrascosa Coso Núncio apostólico em Portugal no dia 11 de dezembro de 2025. O novo representante diplomático da Santa Sé chegou a Lisboa há uma semana. D. Andrés Carrascosa Coso foi embaixador da Santa Sé no Gabão, na República do Congo, no Panamá e no Equador. O novo Núncio apostólico é espanhol, natural de Cuenca, tem 70 anos de idade e iniciou o serviço diplomático na Santa Sé em 1985. Sucede a D. Ivo Scapolo, que assumiu o cargo de Núncio da Santa Sé em Portugal desde 2019 até maio de 2025.
|