12 de outubro, 2025
![]() Papa consagrou o mundo a Nossa Senhora, perante a Imagem da Virgem de FátimaAos pés da Escultura que se venera na Capelinha das Aparições, Leão XIV pediu pela paz e confiou à Mãe de Deus os filhos atormentados pelo flagelo da guerra.
O Papa Leão XIV consagrou o mundo ao Imaculado Coração de Maria, perante a Imagem de Nossa Senhora de Fátima, esta manhã de domingo, 12 de outubro, no final da missa dominical, na Praça de São Pedro, que encerrou o Jubileu da Espiritualidade. O momento aconteceu antes da bênção final. O Santo Padre aproximou-se da escultura da Virgem de Fátima, presente no altar do Recinto da Praça de São Pedro, e proferiu a oração de consagração. No final, abeirou-se da Imagem, que tocou brevemente, ficando em silêncio por breves momentos, acompanhados pela assembleia de mais de 30 mil fiéis que participaram na celebração.
ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO"Virgem Santa, Mãe de Cristo, nossa esperança, a tua presença atenta neste ano de graça acompanha-nos, consola-nos e dá-nos, nas noites da história, a certeza de que em Cristo o mal foi vencido e que todo o homem é redimido pelo seu amor. Discípula perfeita do Senhor, guardaste no coração todas as coisas de Deus. Ensina-nos a escutar a Palavra e a compreendê-la interiormente, para caminharmos seguros no caminho da santidade. Ao teu Coração Imaculado confiamos o mundo inteiro e toda a humanidade, especialmente os teus filhos atormentados pelo flagelo da guerra. Advogada da graça, indica-nos o caminho da reconciliação e do perdão. Não deixes de interceder por nós na alegria e na dor, e alcança-nos o dom da paz que tanto imploramos. Mãe da Igreja, acolhe-nos benignamente, para que sob o teu manto possamos encontrar refúgio e ser socorridos pelo teu auxílio materno nas provações da vida. Contigo, Virgem Imaculada, manifestamos o Senhor, reconhecendo em cada momento as grandes obras do seu amor. Virgem Santa, Mãe Assunta ao Céu, Rainha da Paz, Senhora do Coração Imaculado, roga por nós."
Papa pediu uma espiritualidade mariana centrada em CristoNa homilia da missa, o Santo Padre dirigiu-se particularmente aos responsáveis de santuários, membros de movimentos, confrarias e vários grupos de oração mariana que desde ontem participam no Jubileu da Espiritualidade Mariana, em Roma, a quem pediu uma espiritualidade mariana centrada em Cristo, que seja força motriz para a comunhão e a transformação social, evitando o isolamento ou a exploração da fé. “Sempre que olhamos para Maria, voltamos a acreditar na natureza revolucionária do amor e da ternura. Nela, vemos que a humildade e a ternura não são virtudes dos fracos, mas dos fortes que não precisam de tratar mal os outros para se sentirem importantes”, lembrou o Papa Leão XIV A Imagem de Nossa Senhora de Fátima que se venera na Capelinha das Aparições esteve ontem e hoje em Roma, a pedido do Papa Francisco, para ser ícone mariano na Jornada Mariana de Espiritualidade que ali decorre. O dia de ontem ficou marcado pelo momento em que o Papa Leão XIV rezou pela paz diante da Virgem de Fátima, mas também pela emoção dos fiéis que acompanharam esta presença extraordinária e pela entrega de uma Rosa de Ouro pelo Papa a Nossa Senhora de Fátima e ao Santuário. |