26 de setembro, 2021

2021-09-26_Missa_Dominical2.jpg

D. Augusto César indica a vivência da mensagem e Fátima como “itinerário de santidade”

Bispo emérito de Portalegre Castelo-Branco presidiu à Missa no Recinto de Oração da Cova da Iria, neste domingo em que se cumpriu a 65ª Peregrinação Nacional do Rosário e da Família Dominicana.

 

D. Augusto César apontou, na homilia da Missa deste XXVI Domingo do tempo comum, a vivência da mensagem de Fátima, nos seus apelos à conversão, à oração e centralidade da Eucaristia, como caminho ideal para a santidade. O bispo emérito de Portalegre Castelo-Branco alertou para os perigos da superficialidade a que o mundo de hoje apela e exortou os peregrinos a assumirem a plenitude da espiritualidade cristã.

A partir da exegese das leituras proclamadas, o prelado começou por definir a fé cristã, assente no sacramento do Batismo, como alicerce para uma vida que deve ser, ela própria, testemunho de Jesus Cristo, na fraternidade.

“A fé que recebemos no Batismo, e que vamos renovando nos demais sacramentos, deixa-nos contemplar Jesus com olhos de gratidão e merecido louvor e a segui-Lo. (…) A fé ensina a praticar o bem, mostrando confiança em Deus, e ensina a dar atenção aos que mais precisam, mediante a caridade fraterna”, explicou o presidente da celebração.

Alertando para os perigos do egocentrismo, o presidente da celebração perspetivou a santidade como um caminho que assenta em três ações que se sucedem: “escutar, imitar e testemunhar com a vida, para que outros se sintam atraídos e testemunhem também”.

Ao admitir que as “distrações” do mundo de hoje “desviam do itinerário de santidade”, alimentam o “individualismo e a crítica do tempo” e um “nervosismo que desperta conflitos e guerras”, D Augusto César lembrou o convite à oração do Rosário pela paz e pela conversão dos pecadores que Nossa Senhora deixou aos Pastorinhos, assumindo-o como caminho para plenitude em Deus.

“De outro modo, o coração emudece e não responde aos apelos da fé. Será por isso que, ao longo do mundo se ouve um rumor de violência e que a Europa vá perdendo o sabor da sua herança cristã?”, questionou o prelado, ao apresentar a entrega que os Pastorinhos assumiram na sua vida como conduta de vida para a santidade.

No final da reflexão, a partir das aparições angélicas, D. Augusto César meditou ainda sobre a centralidade da Eucaristia e da Reconciliação no acontecimento de Fátima, e que devem servir de guia para uma vivência ideal de uma Peregrinação à Cova da Iria.

Neste domingo, estiveram na Cova da Iria, além dos participantes na Peregrinação Nacional do Rosário e da Família Dominicana, um grupo de peregrinos provenientes da Paróquia de São Pedro de Azevedo, do Porto.

PDF

HORÁRIOS

27 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 10h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.