15 de julho, 2019

2019-07-15_Padre_Tiago_Varanda_2.jpg

Primeiro padre cego ordenado em Portugal veio a Fátima consagrar o ministério a Nossa Senhora

Tiago Varanda, de 35 anos, cego desde os 16, recebeu a ordem do sacerdócio ontem. Hoje, quis vir à Cova da Iria, agradecer a Nossa Senhora.

 

Ontem, pela primeira vez, em Portugal, foi ordenado um sacerdote um cego. Tiago Varanda, de 35 anos, cego desde a adolescência, recebeu a ordem do sacerdócio ontem, na cripta do Santuário do Sameiro, em Braga. Hoje, veio à Cova da Iria, celebrar a Missa na Capelinha das Aparições e consagrar a Nossa Senhora o seu ministério. Momentos antes da celebração, explicou à Sala de Imprensa do Santuário a razão desta visita.

“Fátima sempre foi um lugar muito especial para mim, desde criança, e, neste momento importante da minha vida, quis vir consagrar também o meu ministério sacerdotal às mãos da nossa Mãe, por que sei que, com Ela, mais facilmente me posso unir a Jesus.”

Tiago Varanda, natural de Lamego, perdeu totalmente a visão aos 16 anos, devido a um glaucoma congénito. Antes, já tinha vindo ao Santuário, numa altura em que ainda o podia experienciar a Cova da Iria através do sentido que agora não tem. Neste regresso à “casa da Mãe”, sente o espaço de uma outra maneira.

“Os sons, das pessoas, do sino e de um ou outro passarinho, transportam-me para a paz que é este lugar, e o cheiro característico das velas para a devoção e para o recolhimento… Tudo com muita lentidão e serenidade, que ajudam muito a parar e a concentrar-me em Deus.”

As limitações que a doença lhe trouxe fizeram-no concentrar a perceção do mundo noutros sentidos, aspeto que encara nas vantagens que lhe pode trazer para a concretização do seu ministério.

“O não ver permite-me, exteriormente, não me distrair tanto, ainda que, interiormente, tenha de fazer o mesmo percurso, tantas vezes difícil, de recolhimento e de silêncio interior. Depois, sinto que me vou apurando na sensibilidade de outros sentidos, nomeadamente a audição, que é o sentido da escuta, o que pode ser um dom para poder ser um sacerdote que melhor escuta as pessoas nos seus dramas, nas suas alegrias e na sua fé”, explica.

Já no final do ano passado, então diácono recém-ordenado, o agora padre Tiago Varanda proclamou o Evangelho na Missa da Capelinha das Aparições, onde O leu em Braille. Os textos em escrita tátil e a orientação no espaço são as únicas adaptações de que precisa para celebrar a Eucaristia. Nesta ajuda, têm sido essenciais os amigos e familiares, que também fizeram questão de estar presentes hoje, na Capelinha das Aparições, e a quem se sente grato por toda a ajuda recebida ao longo do seu percurso.

Concelebraram a Missa outros dois novos, também ordenados ontem, na Sé de Aveiro: o padre Jorge Gonçalves e o padre Pedro Oliveira. No final da Eucaristia, a assembleia saudou, com uma ovação, os neo-sacerdotes. A concelebrar esteve também o monsenhor Joaquim Fernandes, da Arquidiocese de Braga, que hoje, aos 103 anos de idade, completou 74 anos de sacerdócio.

PDF

HORÁRIOS

26 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.