12 de janeiro, 2023

2023-01-12virgemperegrina2.jpg

Virgem Peregrina de Fátima vai viajar pela Europa, América e África

Mais de 100 mil quilómetros vão ser percorridos pelas 12 imagens peregrinas de Nossa Senhora de Fátima, durante este ano.

 

Em 2023, as 12 imagens da Virgem Peregrina de Nossa Senhora do Rosário de Fátima vão percorrer mais de 100 mil quilómetros por três continentes, num périplo que levará este ícone mariano a: Itália, França, Angola, Brasil, Colômbia e Estados Unidos da América.

Para já, estão agendadas 15 deslocações no calendário de viagens da Virgem Peregrina para o ano que agora inicia, com Itália a ser o país com mais peregrinações solicitadas junto do Santuário de Fátima.

Durante a Páscoa, a Imagem Peregrina nº4 percorrerá várias dioceses daquele país, concretizando assim uma solicitação que chegou à Cova da Iria através do Movimento Mariano Messaggio di Fatima. Nesta presença está prevista uma paragem pela paróquia de San Roberto Bellarmino, em Roma, de 13 a 21 de maio. Durante o mesmo período litúrgico, a Imagem nº10 viajará até Milão, numa iniciativa do Apostolado Mundial de Fátima da Região da Lombardia. Neste país transalpino, a Virgem Peregrina nº6 também marcará presença, de 29 de abril a 15 de maio, na paróquia de Maria Santíssima Immacolata in Scauri, na região lacial de Gaeta, e, seis meses depois, de 7 a 15 de outubro, na paróquia de S. Sossio Levita e Martire. As paróquias da periferia de Turim serão visitadas pela Virgem Peregrina nº13 durante o mês de maio e, de 28 de abril a 8 de maio, a Imagem nº7 estará na cidade de Veneza, na Comunidade Marciana, Imagem esta que, a pedido do Movimento Ecclesiale Famiglia del Cuore Immacolato di Maria, estará, depois, em várias dioceses italianas até ao mês de outubro.

Em Portugal, a Virgem Peregrina nº2 estará na paróquia de São João Batista de Runa, em Torres Vedras entre os dias 10 e 25 de abril. Para o mês de julho o Corpo Nacional de Escutas (CNE) solicitou a presença da mesma Imagem para Lisboa, no período que antecede a Jornada Mundial da Juventude. Na semana de 25 a 29 de setembro a mesma Imagem estará em Coimbra, a pedido da Unidade Pastoral Salvista da Gândara.

A segunda Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima tem agendada uma viagem ao continente africano, durante o mês e maio, período durante o qual estará na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Luanda, numa presença que irá pontuar o 60º aniversário da paróquia e os 75 anos de presença dos Frades Menores Capuchinos em Angola.

No outro lado do Atlântico, a Virgem Peregrina nº3 irá estar, de 26 de abril a 5 de julho, na paróquia de Nossa Senhora de Fátima, em Sumaré, São Paulo, Brasil, país onde a Imagem nº9 também marcará presença, de 28 de abril a 13 de junho, mais a norte, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Rio de Janeiro.

À América do Norte irão as Imagens Peregrinas nº8 e nº11, à paróquia de St. Mary’s, em Paterson, e à arquidiocese de Newark, respetivamente, ambas nos Estados Unidos da América.

Em curso estão as viagens da Virgem Peregrina nº5 à diocese de Nanterre, em França, que iniciou a 1 de outubro último e se prolongará até 31 de agosto deste ano; e o périplo pelas dioceses da Colômbia, que se estende de maio de 2022 a maio de 2024.

Em 2022, as Imagens Peregrinas de Nossa Senhora de Fátima fizeram um número semelhante de viagens, numa peregrinação global que as levou: a paróquias de Portugal; a Espanha; a França; a Itália; à Ucrânia, ao Cáucaso; aos Estados Unidos da América; à Nicarágua, à Argentina e ao Chile.

 

Viagens da Virgem Peregrina de Fátima em 2013

PDF

HORÁRIOS

25 abr 2024

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 07h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 12h00
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.