16 de janeiro, 2026

2026-01-16noticiavf.jpg

Voz da Fátima de janeiro dá destaque às aparições de Pontevedra

Edição assinala o centenário da primeira aparição e traça o perfil da vidente Lúcia de Jesus à luz da nova exposição temporária do Santuário de Fátima.

 

No mês que medeia as celebrações dos cem anos das aparições de Pontevedra, que ocorreram a 10 de dezembro de 1925 e 15 de fevereiro de 1926, a Voz da Fátima dá destaque, nas primeiras páginas, a estas duas aparições onde Nossa Senhora pede à vidente Lúcia a devoção ao Imaculado Coração de Maria.

A notícia de capa dá conta das iniciativas concretizadas entre Fátima e a Galiza para assinalar o centenário da primeira aparição. No editorial, o reitor do Santuário reflete sobre as aparições de Pontevedra no contexto da mensagem de Fátima. Nas páginas dois e três, o “espaço e o tempo de Lúcia até cumprir 40 anos” são recuperados à luz da nova exposição temporária do Santuário “Refúgio e Caminho”.

A edição de janeiro continua com um artigo sobre o foco particular que é dado à celebração dos primeiros sábados na Cova da Iria. O programa e o modo como é vivida esta devoção que brotou das aparições de Pontevedra são apresentados, a par das novidades temáticas para o ano que agora inicia.

Nas páginas centrais, numa entrevista, a artista plástica espanhola Matilde Olivera, que foi convidada a dar forma à aparição de Nossa Senhora e do Menino Jesus a Lúcia, em Pontevedra, fala dos desafios que encontrou, do seu processo criativo, da forma como a Arte aproxima o Homem de Deus e da sua ligação crescente a Fátima.

No final do Ano Jubilar de 2025, a Voz da Fátima lança o olhar sobre a forma como este período marcou a vida do Santuário, naquele que, segundo o diretor do Departamento de Acolhimento e Pastoral, André Pereira, foi “um ano de sintonização eclesial”.

Na última página, as próximas viagens da Virgem Peregrina de Fátima pela Europa, Ásia e América do Sul são traçadas num mapa que ajuda a acompanhar este ícone de Fátima.

A edição noticia as celebrações de Natal e de Ano Novo na Cova da Iria e reaviva, na rubrica “A Voz do Peregrino”, o ambiente de íntima partilha vivido no último jubileu de 2025, dedicado às pessoas com deficiência e seus cuidadores.

Nas colunas de opinião, Pedro Valinho Gomes crítica o uso individualista e instrumental da Bíblia, propondo, em alternativa, o seu resgate como um meio de transformação comunitária. A irmã Sandra Bartolomeu reflete sobre a crise da paz no mundo contemporâneo, propondo um caminho de reconciliação espiritual.

Nas habituais rubricas, destaque para “Ver + A Arte do Santuário”, onde Marco Daniel Duarte decifra os elementos de um dos vitrais da capela-mor da Basílica de Nossa Senhora do Rosário, que retrata a procissão eucarística.

A edição de janeiro de 2026 da Voz da Fátima está disponível online.

 

PDF

DESTAQUES

HORÁRIOS

16 jan 2026

Missa, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

  • 18h30
Missa

Rosário, na Capelinha das Aparições

  • 18h30
Terço
Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização. O seu navegador de Internet está desatualizado. Para otimizar a sua experiência, por favor, atualize o navegador.